Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817714.
Docente(s)
- Gonçalo Cardoso Leite Velho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a) Desenvolver um percurso semi-histórico pelo Cinema Experimental,
b) Compreender as técnicas, os motivos, os desenvolvimentos e aportações
c) Compreender a relação entre movimentos artísticos e autores
d) Estimular o desenvolvimento autoral e experimental
Programa
1.O despontar da arte moderna. Cruzamento de movimentos e formas de arte. Impressionismo, Cubismo, Futurismo, dadaísmo. Desafios entre as diferentes formas de arte: dança, pintura, poesia, música, escultura, moda e literatura.
2.As vanguardas vintistas. Cinema puro e cinema absoluto. A arte da colagem. O cinema como forma de arte, não-narrativa.
3. O desenvolvimento da arte pela arte. A técnica como expressão artística. O abstracionismo e a virtuosidade. O sair da obsessão realista na arte da imagem.
4.A influência da psicanálise. A inexplicável lógica do sonho. O cinema onírico. O surreal como expressão do real.
5.A montagem como associação livre e as narrativas desconstruidas. Questões de representação: cinema e género.
6. A cultura e a arte como representação. As massas, os centros, as elites e as periferias. Representar a realidade em que se vive, construir a realidade pela representação.
7. Do "underground" ao "main-stream". Da "cultura popular" à "pop-art". O "kitsch", a arte das formas e as formas de arte.
8. Depois do populismo do Underground, o regresso às estruturas e os processos. Combinação de premeditação e acaso nas filmagens.A percepção/sensação da audiência. O "materialismo-estrutural".
9.O regresso da "anti-arte" e da simplicidade. O humor, a crítica às elites e às instituições. Além da noção de arte como um dom ou profissão. Um outro "ready-made" e "pret-a-porter".
10. Regresso à crítica da linguagem (neo-dadaísmo). Efeitos de dissociação. O "detournement". A sociedade do espetáculo. Cinema crítico.
11. Intimidade e extimidade. O cinema do quotidiano como forma experimental e documental. A experiência pessoal e o seu universal.
12. Cinema Arte - Derek Jarman e Peter Greenaway. A arte electrónica e a video-arte. Young British Artists. Do Cinema Expandido ao cinema instalação.
Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação é uniforme aplicando-se em todas as épocas de avaliação. Desenvolve-se com base na assiduidade, na participação e num conjunto exercícios, partindo dos conteúdos lecionados. A classificação final é calculada pela ponderação dos seguintes itens de avaliação:
Assiduidade e participação -10%
Exercício 1 -Poesia Visual- 10%
Exercício 2 -Abstracionismo -10%
Exercício 3 -Surrealismo - 10%
Exercício 4 - Psicodrama - 10%
Exercício 5 - Contra-Cultura - 10%
Exercício 6 - Cinema Estrutural - 10%
Exercício 7 - Fluxus - 10%
Exercício 8 - Letrismo Situacionismo - 10%
Exercício final - 10%
Bibliografia
- Adams Sitney, P. (2002). Visionary Film: The American Avant-Garde, 1943-2000. Oxford: Oxford University Press
- Audrey Foster, G. e Winston-Dixon, W. (2002). Experimental Cinema, The Film Reader. London: Routledge
- O'Pray, M. (2003). Avant-Garde Film: Forms, Themes and Passions. New York: Columbia University press - Wallflower Press
- Rees, A. (2011). A History of Experimental Film and Video. Londres: British Film Institute
Método de Ensino
A - Exposição oral
B - Visionamento participativo de Filmes
C - Exercícios fílmicos
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)