5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 20336.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1 - descrever a evolução da Psicologia enquanto ciência; reconhecer as diferenças entre as várias teorias/modelos explicativos e respetivas abordagens;
2 - explicar diversos processos cognitivos básicos; diferenciar fases da evolução a nível cognitivo e moral; distinguir o comportamento normal do não normal; justificar ações/respostas específicas, em termos comportamentais e cognitivos; discriminar tipos de inteligência; descrever padrões de personalidade.
Programa
1. Introdução (objeto, principais movimentos e metodologias).
2. Bases biológicas do comportamento (sistema nervoso central e periférico, localização das principais estruturas, caracterização do funcionamento do neurónio, hereditariedade). Emoções e Sistema Nervoso Autónomo. Consciência e cérebro adormecido.
3. Bases interacionais do comportamento (padrões comportamentais próprios da espécie, desencadeadores de comportamentos sociais).
4. Cognição: Perceção (modalidades sensoriais, constituição do olho, leis da Gestalt sobre a perceção visual); Memória (tipos, funcionamento, interferências, amnésias); Pensamento (tipos e organização hierárquica).
5. Processos de aprendizagem (condicionamento clássico, condicionamento operante e imitação).
6. Psicologia do desenvolvimento (estádios a nível cognitivo e moral).
7. Psicopatologia (caracterização de perturbações afetivas, perturbações de ansiedade, psicose).
8. Inteligência (principais tipos e características).
9. Personalidade (principais tipos e implicações relacionais).
Metodologia de avaliação
1. Em época de frequência, realização de duas avaliações escritas (a 1.ª em meados do semestre e a 2.ª no final) para admissão ou dispensa de exame final. Os estudantes só serão admitidos à realização da 2.ª avaliação se tiverem obtido na 1.ª avaliação uma classificação igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) valores. São dispensados de exame, os estudantes cuja média aritmética obtida nas duas avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores e com um mínimo de 7,0 valores em cada uma delas.
2. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
3. Condições específicas: se em qualquer uma das provas escritas a classificação for maior ou igual a 16 (dezasseis) valores o estudante é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15 (quinze) valores.
Bibliografia
- DAVIDOFF, L. (2001). Introdução à Psicologia. São Paulo: Mc Graw-Hill
- EYSENCK, M. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed
- FELDMAN, R. (2017). Introdução à Psicologia. São Paulo: McGraw Hill
- GLEITMAN, H. (2014). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- MYERS, D. (2017). Psicologia. Rio Janeiro: LTC
- NOLEN-HOEKSEMA, S. (2018). Introdução à Psicologia. São Paulo: Cengage
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável