2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 40201.
Docente(s)
            - Célio Gonçalo Cardoso Marques (1)(2)
- João Paulo Mateus Pedro  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          O objetivo principal desta Unidade Curricular é dotar os/as formandos/as de estratégias de pesquisa de informação e capacitá-los/as para a utilização de ferramentas eletrónicas de recolha e referenciação bibliográfica.
Programa
          a) Relevância da seleção das fontes em investigação científica;
b) Normas de referenciação bibliográfica APA 7;
b) Indexação da produção científica: SCOPUS e Web of Science
c) Pesquisa de texto integral: b-On  Biblioteca do Conhecimento Online; EBSCO; ProQuest; DOAJ: Directory of Open Access Journals;
d) Repositórios científicos: RCAAP  Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal; DART Europe; OATD - Open Access Theses and Dissertations; NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations; 
f) Mendeley Library e desktop: função de armazenamento e tratamento;
g) Mendeley cite: função de referenciação;
h) Mendeley search e web importer: função de pesquisa;
i) Presença online e disseminação de produção científica: Ciência ID, ORCID, ResearchGate.
Metodologia de avaliação
          Os conhecimentos adquiridos serão avaliados através de um trabalho individual de investigação em avaliação contínua e exame (100%).
Bibliografia
          - American Psychology Association, A. (2020). Publication manual of the American Psychological Association: the official guide to APA style. UA:  APA
- Becker, H. (1998). Tricks of the Trade: How to Think about Your Research While Youre Doing It. EUA:  The University of Chicago Press
- Marques, C.  e Gonçalves, J.  e Gonçalves, S. (2021). Manual de Investigação Qualitativa - Conceção, Análise e Aplicações. Lisboa:  Pactor
- Literature review as a research methodology: An overview and guidelines.(2019, 0 de ---).  Journal of Business Research, pp. 333-339.
Método de Ensino
          As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas envolvem exposições teóricas, resolução de exercícios práticos, demonstrações, debates e orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
          - Ferramentas da Web 2.0;
- Mendeley; 
- Processador de texto Microsoft Word;
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















