Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 62008.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Definir conceitos de design de User Interfaces (UI), User Experience (UX), Design de Interação (IxD) e Usabilidade
2. Identificar os principais dispositivos e plataformas móveis e suas especificidades
3. Aplicar princípios e orientações de design de UI
4. Entender o processo, identificar e usar ferramentas de design de UI
5. Desenvolver projeto design UI
Programa
          1.	Conceitos
1.1.	Design de Interface do Utilizador (UI - User Interface)
1.2.	Design de Interação (Ix - Interaction) 
1.3.	Design de Experiência do Utilizador (UX - User Experience)
1.4.	Usabilidade
2.	Dispositivos e Plataformas Móveis
2.1.	Tipos de dispositivos e plataformas móveis
2.2.	Limitações, possibilidades e contexto de utilização
3.	Design de Interfaces (UI) 
3.1.	Princípios de design
3.2.	Orientações para o design UI nas diferentes plataformas móveis
3.3.	Processo e ferramentas desenvolvimento de UI
4.	Projeto de design de UI para uma aplicação móvel
Metodologia de avaliação
          Época de Frequência: Trabalho Projeto. Dispensados da aval. final alunos com nota >=10 e presença >= 2/3 das aulas. Época de Exame/Recurso: Admitidos alunos que não se enquadrem nos critérios da avaliação da época de frequência. Trabalho Projeto.
Bibliografia
          - CAMPOS, P.  e FONSECA, M. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa:  FCA
- HOOBER, S.  e BERKMAN, E. (2012). Designing Mobile Interfaces. California:  OReilly
- LIDWELL, W.  e Holden, K.  e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design: a cross-disciplinary reference. Massachusetts:  Rockport Publishers
- WOOD, D. (2014). Basics Interactive Design: Interface Design. Londres:  Bloomsbury
Método de Ensino
          1. Aulas expositivas e demonstrativas (de cariz teórico-práticas), com apoio audiovisual; 2. Aulas práticas com resolução de exercícios práticos, desenvolvimento e acompanhamento do projeto.
Software utilizado nas aulas
          Adobe Illustrator. 
Adobe Photoshop. 
Adobe XD (Experience Design CC).

















