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Ano Letivo: 2022/23

Tecnologia e Programação em Sistemas de Informação

Tecnologias da Internet

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12805/2021 - 29/12/2021

6 ECTS; 1º Ano, Anual, 80,0 TP , Cód. 60248.

Docente(s)
- Alexandre Moura Antunes Luís Dias (2)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
A. Desenvolver aplicações web a partir de enunciados, utilizando codificação HTML, CSS e javaScript;
B. Codificar conteúdos Web estáticos e formatados: textos, imagens, templates e layouts;
C. Codificar apresentações Web alimentadas por ligações conectivas (internas, externas e mistas);
D. Codificar gráficos Web: programação do objeto Canvas; desenvolver aplicações com interação gráfica;
E. Codificar interfaces Web interativos: comportamentos, pares evento/ação, modelos de input/output; aplicar estruturas de dados em javaScript: arrays, objetos e estruturas mistas; aplicar metodologias de HTML/CSS Dinâmicos e de Document Object Model (geração de objetos de interface através do objeto Document);
F. Aplicar interação gráfica e cinemática: processos de interação e de animação de componentes do interface Web;Implementar interfaces Web, gráficos e interativos;
G. Implementar projetos de aplicações Web, do lado do cliente, com funcionalidades gráficas, dinâmicas e interativas, a partir de fontes diversificadas de dados e de recursos.

Programa
1. Normas do Consórcio W3C e evolução das tecnologias WEB; a Linguagem HTML5; Estrutura HTML; Estilos CSS; o "Document Object Model" para os objetos Web; a 5.ª Norma Restrita; representação de objectos Web;
2. Estrutura, organização, hierarquia e atributos dos objetos Web; sintaxe das "tags"; atributos de identidificação e atributos de subclassificação;
3. Codificação de objetos de conteúdo, com cabeçalhos, parágrafos, listas e tabelas; codificação de estruturas de continência com divisórias; gestão de hierarquias de apresentação;
4. Linguagem CSS: sintaxe dos seletores; classes, subclasses, pseudo-classes e objectos; sintaxe, atributos e respetivos domínios de atribuição; hierarquias dos padrões de estilo;
5. Representação de dados complexos em javaScript, integrando átomos (estados boleanos, números e cadeias de caracteres) em objetos e em listas e em estruturas combinadas;
6. Linguagem javascript: sintaxe; propriedades e métodos das classes do DOM; classes de javaScript: Propriedades e métodos; gestão de formulários; técnicas de “motion”; o elemento Canvas; produção de dinâmica de conteúdos; Hierarquias funcionais; interfaces e aplicações WEB com características interativas, gráficas e dinâmicas;
7. Eventos, escutadores de eventos e desencadeamento de acções por eventos; comportamentos; Manipulação dinâmica de objetos Web via os seus conteúdos e atributos de estilo; comportamentos; interacção avançada;
8. O objeto Canvas: contextos gráficos, métodos e propriedades gráficas; atributos geométricos e atributos gráficos; funções gráficas;
9. Tipologias de Animação: autónoma, interativa e guiada; iterações, esperas e paragens;
10. Desenvolvimento de projetos, com apresentação dinâmica de conteúdos, com exigências algorítmicas e com interação gráfica.

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de três mini-rojetos Web do lado do cliente:
a) Implementação de uma apresentação interativa de conteúdos a partir de uma estrutura de dados estabelecida - 35% da avaliação;
b) Implementação de uma aplicação web interativa com características gráficas ou de animação - 35% da avaliação.
c) Implementação de uma aplicação web interativa com exigências algorítmicas - 30% da avaliação.
O processo de avaliação é realizado em sessão de apresentação dos mini-projetos e a aprovação na Unidade Curricular está sujeita à classificação mínima de 7/20 valores em qualquer dos mini-projetos.

Bibliografia
- Data, R. (0). w3schools.com - THE WORLD'S LARGEST WEB DEVELOPER SITE. Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://www.w3schools.com/
- Geary, D. (2012). Core HTML5 Canvas: Graphics, Animation, and Game Development. Boston:: Prentice-Hall
- Haverbeke, M. (2018). Eloquent JavaScript - A Modern Introduction to Programming. San Francisco: No Starch Press
- Terlson , B. e International, E. (0). ECMAScript 2018 – Language Specification (9.th Edition, June 2018). Acedido em 10 de novembro de 2020 em https://262.ecma-international.org/9.0/

Método de Ensino
1. Aulas de prática laboratorial por turmas em ambiente de desenvolvimento de software;
2. Apoio didático por e-learning, através da plataforma Moodle.

Software utilizado nas aulas
Editor Notepad++; Browser Google Chrome;

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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