Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12805/2021 - 29/12/2021
2 ECTS; 1º Ano, Anual, 44,0 TP , Cód. 602432.
Docente(s)
- António Manuel Rodrigues Manso (2)
- Maria Inês Marques Serralheiro Nabais (2)
- Maria Cristina Oliveira da Costa (2)
- Luis Agnelo de Almeida (1)(2)
- Paulo Alexandre Gomes dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1- Planear e desenvolver em equipa soluções de software de média/grande dimensão aplicando e aprofundar os conhecimentos fornecidos ao longo do curso atendendo a questões éticas e deontológicas relacionadas com a atividade profissional;
2- Executar um plano de trabalho do projeto, garantindo recursos necessários e precedência entre tarefas, adaptando-se à eventual evolução dos requisitos e evolução das tecnologias;
3- Documentar e apresentar o trabalho desenvolvido
Programa
1. A prática pedagógica pretende em primeiro lugar sistematizar as aprendizagens obtidas nas UC do curso através de um trabalho de maior dimensão por forma a sistematizar as práticas de planeamento de trabalho.
2. Conteúdo pedagógico emergente e mais específicos a uma dada tecnologia relacionada com os sistemas de informação poderão ser fornecidos nesta unidade curricular.
3. Pretende-se ainda treinar os alunos para o desenvolvimento de trabalho de projeto em equipa e desenvolver as competências associadas à comunicação e gestão de conflitos, incluindo a redação de relatórios técnicos e a apresentação pública dos trabalhos.
Para o efeito, a equipa docente elabora o enunciado descrevendo o trabalho do projeto, bem como as metas e os prazos a serem cumpridos.
Requisitos, o aluno
-Lê manuais técnicos e pesquisa informação em língua inglesa; -Resolve problemas concretos recorrendo aos princípios do paradigma orientado a objetos ou de desenvolvimento de software específico. -Manipula dados através da linguagem SQL ou outra metodologia proposta pelos orientadores. -Modela e documenta sistemas de software utilizando uma metodologia ágil ou outra metodologia mais adaptada ao projeto em curso. Projecto Integrado basea-se no Modelo de Aprendizagem Baseada em Projetos.
Metodologia de avaliação
Desenvolvimento de um projecto integrado com:
- avaliação continua (frequência presencial das aulas) (50%),
- desenvolvimento de relatório / documentação (25%) e
- defesa final (com um juri de 2 ou mais formadores) (25%).
O projeto envolve a conceção e implementação de uma solução baseada em soluções TIC.
O projeto é desenvolvido, em equipa, durante o período de contato. Os alunos serão excluídos da avaliação se não participarem ativamente no desenvolvimento do projeto.
Bibliografia
(2021). A definir em função do çrojecto. :
(2021). A definir em função do çrojecto. :
Método de Ensino
Aprendizagem baseada em projecto.
Software utilizado nas aulas
SQL, Java ou outro software proposta pelos orientadores.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de outubro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)