Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 S , Cód. 62239.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
- Sónia Cristina Moreira Soares de Jesus Dias (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.
Programa
O que é a criatividade? Conceito de criatividade.
O processo criativo.
A atitude criativa.
A criatividade como estratégia competitiva.
Da tecnologia à criatividade, um novo modelo de competitividade.
A pessoa e o seu ambiente criativo: como criar um clima de criatividade?
Características da pessoa criativa.
Fatores de sucesso.
Barreiras e bloqueios mentais.
Técnicas e ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e a geração de ideias criativas.
Técnicas de criatividade individuais versus técnicas de grupo:
- Individual - Mapas mentais;
- Técnicas de Grupo Brainstorming.
Outras técnicas criativas.
Ferramentas de apoio ao processo criativo.
Ideias práticas para converter as ideias criativas em inovações ou projetos empresariais.
Aprendizagem em parcerias para a implementação dos objetivos (17.º ODS).
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático que consistirá na apresentação de uma solução para um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação ou a não realização do trabalho constitui reprovação.
Em época de exame, a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão de um projeto.
Bibliografia
- Bornstein, D. (2007). Como Mudar o Mundo. (Vol. 1). (pp. 1-472). Portugal: Estrela Polar
- Camull, E. (2020). Criatividade. Lisboa: Clube do Autor
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
- Pigueur, Y. e Orsterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)