Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,0 OT , Cód. 602829.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
- Ari José Marques Carvalho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa.
Objetivos
A. Analisar projetos de design sonoro recorrendo a exemplos práticos e literatura científica;
B. Identificar as diversas áreas de utilização do Design de Som.
C. Planificar projetos de Design de Som;
D. Implementar projetos de Design de Som.
Programa
1. Teorias e conceitos do design de som
1.1. Espacialização sonora
1.2. Sons inusitados
1.3. Som e diegese
1.4. Supervisão e controlo final na mistura
2. Escuta crítica
2.1. Som como signo
2.2. Escutas reduzida, causal, semântica, referencial
2.3. Música com índice
3. Aplicações do design de som
3.1. Som em cinema experimental
3.2. Música acusmática
3.3. Plasticidade sonora
4. Tecnologias do design de som
4.1. Estéreo, surround, atmos
4.2. Monitores
4.3. Equalizadores, reverberadores e compressores
4.4. DAW, automatismos e BUS
4.5. Tratamento do áudio
5. Técnicas e práticas do design de som
5.1. Posicionamento de microfones
5.2. "Musique concrète"
5.3. Criação de sons pela manipulação
5.4. Criação de sons por síntese e/ou mescla
5.5. Supervisão sonora
6. A prática profissional do design de som
6.1. Captação para sonoteca
6.2. Foley
6.3. ADR
6.4. Montagem e mistura
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
20% - Assiduidade e participação
30% - A1. Relatório escrito do projeto
50% - A2. Trabalho prático: criação de um Sound Branding para o Museu de Mação (trabalho individual)
Avaliação por exame (normal, recurso, especial)
40% - A1. História do Design Sonoro
60% - A2. Trabalho prático: criação da banda sonora para um video (trabalho individual)
Bibliografia
- Beauchamp, R. (2005). Designing Sound for Animation. UK: Focal Press
- Chion, M. (1994). AUDIO-VISION - Sound on Screen. Paris: Colombia University Press
- HOLMAN, T. (2010). Sound for Film and Television. : Focal Press
- SONNENSCHEIN, D. (2001). Sound Design. Califórnia: Michael Wise Productions
Método de Ensino
1. Aulas síncronas expositivas e práticas
2. Acompanhamento das tarefas práticas
3. Aulas assíncronas expositivas e com análise de casos de estudo
Software utilizado nas aulas
Avid ProTools
Reaper
Plugins (Efeitos e Instrumentos Virtuais)
Microsoft Office
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)