Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602810.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
A. Conhecer, numa perspetiva diacrónica, os diversos estádios, metamorfoses e denominações experimentadas pelo argumento cinematográfico;
B. Reconhecer os tipos de argumento mais comuns:
b1. argumento adaptado;
b2. argumento original;
b3. argumento spec (especulativo);
C. Dominar conceitos-chave do guionismo:
c1. logline;
c2. storyline;
c3. sinopse;
c4. tratamento;
c5. outline ou escaleta;
c6. enredo, entre outros.
D. Formatar corretamente um texto guionístico;
E. Conhecer os princípios de pré-produção.
Programa
C1. A génesis do argumento cinematográfico;
1.1. O texto dramático como forma contribuinte;
1.2. O guião no cinema mudo;
1.3. O período dos grandes estúdios;
1.4. A emergência das produções independentes;
C2. Modelos narrativos e seus teóricos;
2.1. J. Campbell;
2.2. C. Vogler;
2.3. K. Thompson;
2.4. S. Field;
2.5. R. McKee.
C3. As etapas do argumento;
3.1. Logline;
3.2. Estrutura;
3.3. Tratamento;
3.4. Guião;
3.5. Formatação e edição;
C4. Narrativas dramáticas e dramaturgia textual.
4.1. Estruturas narrativas;
4.2. Voz/ ponto de vista;
4.3. Ação dramática;
4.4. O enredo;
4.5. Construção de personagens;
4.6. Linearidade;
4.7. Diálogo;
4.8. Tensão e conflito;
C5. O valor do símbolo e dos mitos;
5.1. Mitologias culturais e sua representação simbólica;
5.2. A sua transposição para o universo Marvel;
C6. Análise de argumentos cinematográficos;
6.1. Os pilares da narrativa - viagem externa;
6.2. A transformação - viagem interna;
C7. As etapas da Pré-Produção;
7.1. Do argumento à rodagem - a preparação de um filme.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Participação e desenvolvimento de atividades em contexto de aula: 30%
Análise narrativa: 25%
Argumento original: 45%
Exame/Recurso/Época especial
Análise narrativa: 40%
Argumento original: 60%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Campbell, J. (2008). The Hero With a Thousand Faces. Novato, California: New World Library
- Field, S. (2005). Screenplay: The Foundations of Screenwriting. Nova Iorque: Bantam Dell
- McKee, R. (1997). Story: Substance, Structure, Style and The Principles of Screenwriting. Nova Iorque: Harper-Collins Publishers
- Vogler, C. (2007). The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers. Studio City, California: Michael Wiese Productions
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o acto da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
Processador de texto
CeltX ou similar
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)