Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 21,0 PL + 21,0 TP + 14,0 OT , Cód. 60598.
Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)
- Inês Roque da Costa (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem conhecer o processo de consumo, a sua evolução e as variáveis que o influenciam, bem como a influência do marketing para a compreensão do comportamento do consumidor.
Programa
1 - O Consumo como objeto de estudo sociológico
1.1 - O consumo e os seus significados
1.2 - Consumismo e consumerismo
2 - Abordagens Teóricas ao fenómeno do Consumo
2.1 - Mary Douglas e Barry Isherwood
2.2 - Jean Baudrillard
2.3 - Thomas Vebler
2.4 - Pierre Bourdieu
3 - Génese das Necessidades e Consumo
3.1 - Do necessário ao supérfluo
3.2 - Do prazer à poupança (e vice-versa)
4 - Influências Grupais e Consumo
4.1 - A família
4.2 - Outros grupos de referência e de pertença
5 - Estudo dos Comportamentos e das Atitudes dos Consumidores
5.1 - As características externas dos consumidores
5.2 - Os comportamentos de consumo de compra e de utilização dos media
5.3 - As atitudes
5.4 - Os processos de decisão de compra
6 - As Variáveis Explicativas Sociológicas e Psicossociológicas
6.1 - As necessidades, motivações e atitudes
6.2 - A influência do grupo sobre o comportamento dos seus membros
6.3 - As classes sociais
6.4 - As variáveis culturais
6.5 - Família e consumo
7 - A Política do Produto e a Publicidade nos Media
7.1 - Natureza e importância da política do produto
7.2 - Importância e componentes da política de produto
7.3 - Fixação das características intrínsecas do produto
7.4 - Definição das características intrínsecas do produto
7.5 - Qualidade produto e vantagem produto
7.6 - Ciclos de vida de um produto
Metodologia de avaliação
Em avaliação contínua: questões de aula (50%) e a apresentação de trabalhos práticos (50%).
Dispensa de exame o alunos que tiver uma classificação maior ou igual a 10 valores.
Em exame: avaliação final escrita.
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde os tópicos do programa são abordados, complementadas com aulas práticas onde são debatidos esses temas e onde os alunos expõem igualmente trabalhos.
Software utilizado nas aulas
n.a.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável