Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605925.
Docente(s)
- Fernanda Catarina Amaro Cavalheiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos na área da Comunicação Visual e Digital.
2. Entendam o impacto que a escolha adequada de uma fonte, cor, imagem, tem na forma como o público percebe uma marca.
3. Desenvolver uma visão critica sobre a comunicação visual que nos rodeia no dia a dia.
Programa
1.O que é Comunicação Visual
b.Elementos básicos e Princípios da comunicação visual
2.Como comunicar com texto
a.Tipografia para situações Display, texto e web
b.Legibilidade e Leiturabilidade
d.Entrelinha, Espacejamento e Alinhamento de texto
3.Como comunicar com cores
a.O que é a psicologia das Cores e como usar na comunicação visual
c.Conjugação de cores para uma boa legibilidade
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua.
10 % Participação em aula.
40% Exercícios realizados ao longo do semestre.
50 % Projeto final da unidade curricular tendo em conta: os requisitos estabelecidos pelo docente, a qualidade e o rigor do trabalho apresentado.
O aluno terá de realizar todos os exercícios e o projecto final.
A não entrega no prazo estipulado acarreta uma penalização de 5% por exercício/projeto.
O aluno que tiverem média inferior a 10 será admitido a exame.
O aluno que não frequentar 2/3 das aulas TP fica excluído de exame.
Bibliografia
- Douglas, D. (2016). Creative strategy and the business of Design. (Vol. 1). EUA: How Books
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas.
2. Realização prática de exercícios.
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop, Canva
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável