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Ano Letivo: 2022/23

Marketing Digital

Estudos de Mercado

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605919.

Docente(s)
- Carla Sofia Costa Pott Larsen (2)
- Inaê Pimentel Santa Ana (2)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas de observação, entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.

Programa
Capitulo I - Complementos de Análise de Dados
1.1 - Introdução ao SPSS e à ferramenta de analise do dados do Excel
1.2 - Variáveis, populações e amostras
1.3 - Estatística descritiva
1.4 - Inferência Estatística
1.5 - Comparação de contagens e proporções
1.6 - Testes paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes
1.7 - Testes não paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes

Capitulo II - Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 - Introdução - Conceitos
2.2 - O processo de Estudos de Mercado
2.3 - A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 - Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 - Fontes estandardizadas de informação
2.6 - Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 - Métodos de recolha de informação

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0,5 T1 + 0,5 T2, em que T1 = (média de dois testes escritos t1+t2), com nota mínima de 8 (oito) valores, e, T2= (média de três testes t1+t2+t3 + 10% trabalho de casa e atitude em aula), com nota média mínima de 8 (oito) valores, realizados em aula e no computador, usando os programas SPSS e Excel, sem acesso à internet.
As notas de T1 e T2 são arredondadas às centésimas e apenas a classificação final será arredondada às unidades. Cotados para vinte (vinte) valores.

Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de oito valores, com ponderação de 50% e outra prática, um teste realizado no computador usando os programas SPSS e Excel, sem acesso à internet, com ponderação de 50% e nota mínima de 8 (oito) valores. Cotados para 20 (vinte) valores.






Bibliografia
- Bush, R. e Burns, A. (2003). Marketing Research: Online Research Applications. USA: Prentice Hall
- Malhotra, N. (2011). Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. : ReportNumber Lda
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). Lisboa: Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.

Software utilizado nas aulas
SPSS

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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