IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Marketing Digital

Desenvolvimento de Produtos Digitais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605918.

Docente(s)
- José António Ribeiro Mendes (1)
- Joana Leiria Cabral Ferreira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1.Os alunos devem compreender bem o que é um produto desde a sua conceção, suas características e o seu ciclo de vida nas diversas fases até à reciclagem. A digitalização do produto é fundamental utilizando os formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management). Ainda, identificar bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico e conhecer a existência de atos europeus de mercado e de serviços, regulamentos e exemplos de plataformas.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover um Produto Digital com uma Campanha de Marketing digital

Programa
1.Conceito de produto. Ciclo de vida de um produto: da sua conceção e criação, lançamento no mercado, crescimento de vendas, maturidade de vendas, declínio e reciclagem. Digitalizar o produto utilizando vários formatos texto, som, fotografia, vídeo, 3d, 4d, eventualmente com realidade virtual e realidade aumentada. Factores que influenciam o clico de vida.
2.Conhecer aplicações existentes no mercado, gratuitas ou não, para gerir o ciclo de vida do produto (PLMs- Product LifeCycle Management); SAP, Siemens, Oracle, etc. Aplicações conectadas com a internet, em plataformas digitais que suportem o produto como "gémeo digital", a internet das coisas (IoT-Internet of Things), a aprendizagem e análises avançadas de dados preferencialmente armazenados na cloud. Ainda, identificar bem as atividades que podem ser desenvolvidas com estas aplicações.
3.Entender que hoje a tendência do negócio é para ser feito em plataformas de comércio eletrónico experimentando na prática o Booking e o AirBnb do lado do proprietário do produto. Conhecer a existência de atos europeus reguladores de mercados e de serviços digitais.
4.Analisar o Negócio Inteligente como o novo paradigma para a gestão do produto - estratégica e operacional, de venda e de distribuição. Analisar exemplos práticos.
5.Experimentar ferramentas de Marketing Digital na internet e nas redes sociais para promover uma Campanha de Marketing de um produto digital na Google (Pesquisa e Youtube), na Meta (Facebook e Instagram) e no TikTok. Criar um Produto e fazer uma Campanha de marketing digital e analisar e otimizar resultados.
Vão ser desenvolvidos quatro estudos de caso com uma metodologia de 4 etapas: apresentação do suposto cliente; desenvolvimento do trabalho; apresentação das propostas; discussão e seleção da melhor proposta.

Metodologia de avaliação
Analise e desenvolvimento de quatro propostas de casos práticos - 50%;
Ensaios e desenvolvimento de um produto digital e conceção de uma campanha de marketing digital - 50%.

Bibliografia

Método de Ensino
Aulas expositivas e aulas práticas.

Software utilizado nas aulas
MS Office
PLMs
Booking and Airbnb do proprietário

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado