IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Turismo

Marketing Digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 612513.

Docente(s)
- Susana da Conceição Vieira Rodrigues (2)
- José António Ribeiro Mendes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
1-A transformação digital, a Europa digital em 2030 e o Marketing Digital a emergir: enquadrar o Marketing, agora digital, no que está a acontecer em Portugal, na Europa e no Mundo, visto pelos índices de digitalidade da economia na sociedade (DESI) e pela estratégia digital para a Europa 2030.
2-Negócio na Internet e nas Redes Sociais: novo paradigma no negócio em linha (online), negócio inteligente (business intelligence), inteligência artificial (AI), comunicações móveis da 5ª geração (5G), internet das coisas (IoT), dados e metadados (BigData), computação na nuvem (Cloud). Contas empresariais nos motores de busca (Google) e nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, WhatsApp, LinkedIN, Twitter, Spotify). Utilizar as ferramentas ali existentes de Marketing Digital orgânico.
3-Marketing Digital em Plataformas de Negócio: utilizar o Booking e o AirBnb como proprietário ou anfitrião e promover o Marketing Digital com recurso às ali existentes ferramentas orgânicas.
4-Elaborar um plano de Marketing Digital e sua implementação em plataformas de marketing: Utilizar o Google Ads e o Meta Business Suite para promover uma Campanha de Marketing Digital - objetivo (vendas, leads, trafego web, ponderação de produto e marca), tipo (pesquisar, máximo desempenho, comprar em loja, vídeo de ponderação ou sequência, rede de display), segmento d e publico (nacionalidade, idade, gostos, género, etc.), formato (texto, fotografia, vídeo, 3d), agendamento (data inicio e fim ou contínua) e orçamento (diário, médio, total).
5-Análise de Relatórios e Monitorização: analisar e avaliar os resultados da campanha de marketing
6-Optimizar a pesquisa: estratégias para otimizar pesquisa (SEO - Search Engine Optimization) nos motores de busca
7-Privacidade, Segurança e Proteção Dados: sensibilizar para questões relativas à privacidade, à segurança física e lógica dos equipamentos e da informação, tendo em conta o regulamento geral de proteção de dados

Programa
1-A transformação digital, os índices de digitalidade da economia e a Europa 2030: enquadrar o marketing digital no que está a acontecer em Portugal e na Europa visto pelos índices de digitalidade da economia na sociedade (DESI) e pela estratégia digital para a Europa 2030.
2-Negócio na Internet e Redes Sociais: Novo paradigma no negócio (online) e negócio inteligente (BI-business intelligence), inteligência artificial (AI), comunicações móveis da 5ª geração (5G), internet das coisas (IoT), Dados e Metadados (BigData), computação na núvem (Cloud). Contas empresariais nos motores de busca (Google) e nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, WhatsApp, LinkedIN, Twitter, Spotify). Utilizar as suas ferramentas de Marketing Digital orgânico.
3-Marketing Digital em Plataformas de Negócio: utilizar o Booking e o AirBnb como proprietário ou anfitrião. Utilizar as suas ferramentas de marketing digital orgânico.
4-Plano de Marketing Digital e Plataformas de Marketing: elaborar um plano de marketing digital e utilizar o Google Ads e o Meta Business Suite para promover uma Campanha de Marketing Digital paga - definir objetivo (vendas, leads, trafego web, ponderação de produto e marca), tipo (pesquisar, máximo desempenho, comprar em loja, vídeo de ponderação ou sequência, rede de display), publico (nacionalidade, idade, gostos, género, etc.), formato (texto, fotografia, vídeo, 3d), agendamento (data inicio e fim ou contínua) e orçamento (diário, médio, total).
5-Análise de Relatórios e Monitorização: Avaliar os resultados a partir dos relatórios produzidos pelas plataformas.
6-Optimizar a Pesquisa: Estratégias para otimizar a pesquisa (SEO - Search Engine Optimization).
7-Privacidade,Segurança e Proteção Dados: Sensibilizar para a privacidade, a segurança física e lógica dos equipamentos e da informação, ter em conta o regulamento geral de proteção de dados

Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por 4 trabalhos individuais, com um peso relativo de 25% cada.
Os trabalhos são sobre os objetivos e conteúdos programáticos:
trabalho 1- objetivo e conteúdo- 1
trabalho 2- objetivo e conteúdo- 2
trabalho 3- objetivo e conteúdo- 3 e 4
trabalho 4- objetivo e conteúdo- 5 e 6 e 7
-

Bibliografia
- Mendes, J. (0). Apoio bibliográfico indicado nas aulas. Acedido em 2 de janeiro de 2023 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=5250

Método de Ensino
Aulas expositivas e de resolução de exercícios práticos.

Software utilizado nas aulas
Google, Google Business, Yahoo;
Facebook, Instagram, Youtube, TikTok- business e Ads;
Booking e AirBnb - Proprietário e Anfitrião;
Meta, Google Ads;
Analytics e SEOs das aplicações.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado