Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 14,0 OT , Cód. 60162.
Docente(s)
- Cláudia Sofia Passão Paixão (2)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- Comunicar no dia-a-dia e no seu local de trabalho usando o vocabulário adequado;
- Dominar aspetos gramaticais necessários que permitam essa mesma comunicação.
Programa
Conteúdos temáticos
1. A Língua Inglesa na comunicação diária e em contexto de trabalho;
1.1. Apresentar-se, apresentar alguém e receber alguém no local de trabalho;
1.2. Redigir mensagens eletrónicas/correspondência de cariz semiformal e formal;
2. O mundo do trabalho;
2.1. Trabalho e motivação;
2.2. Gestão arte ou ciência?
2.3. Lidar com queixas;
3. Terminologia relacionada com a área dos Recursos Humanos;
3.1. Currículo Vitae;
3.2. Carta de motivação;
3.3. Entrevista;
Conteúdos gramaticais
1-Artigos e pronomes
2-Tempos verbais
3-Voz Passiva
4-Preposições
5-Adjetivos e advérbios
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral) e empenho 20%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) 20%
Frequência - 60%
Para alunos trabalhadores-estudantes; ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais:
1 Frequência realizada em contexto de sala de aula 70%
Realização de um trabalho de pesquisa escrito (15%) com apresentação oral (15%) 30%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas três componentes de avaliação acima definidas.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 70%
-Trabalho de Pesquisa Final (escrito 15% e oral 15%) - 30%
Caso não o tenham realizado durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Bolton, D. e Oscarson, M. e Peterson, L. (1993). Basic Working Grammar. Lisboa: Thomas Nelson and Sons, Ltd e Lisboa Editora, Lda
- Brown, H. e Dooley, J. e Evans, V. (2015). Career Paths - Management I. Berkshire: Express Publishing
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)