Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP , Cód. 601615.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa e conhecimentos de Excel e SPSS.
Objetivos
OP1. Definir problemas de investigação.
OP2. Compreender as normas éticas e deontológicas em investigação.
OP3. Definir planos de pesquisa e saber operacionalizar variáveis.
OP4. Conduzir autonomamente todas as fases de pesquisa.
OP5. Analisar dados quantitativos e qualitativos.
OP6. Saber como divulgar os resultados.
ODS4. Educação de qualidade.
Programa
CP1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: CP1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. CP1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. CP1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. CP2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos. CP3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis: CP3.1. Selecção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação. CP3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais CP4. Preparação logística da pesquisa: CP4.1. Gestão de participantes. CP4.2. Organização logística. CP4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. CP5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. CP6. Divulgação dos resultados da pesquisa: CP6.1. Apresentação de poster. CP6.2. Escrita de artigo científico. Todos os CPs permitem atingir o ODS 4.
Metodologia de avaliação
A Avaliação da unidade curricular, em qualquer fase de avaliação é baseada no relatório de projeto, concretizada da seguinte forma.
Avaliação contínua:
Relatório projeto cumprindo as seguintes etapas:
1a Etapa: (10%);
2a Etapa: (20%);
3a Etapa: i) relatório escrito (40%); ii) apresentação oral individual (30%).
Ficam aprovados os alunos, que tenham em todas as etapas nota igual ou superior a 9,5 valores. A nota final corresponderá à média ponderada das 3 etapas, sendo necessário a nota de 9,5 valores para obter aprovação na disciplina.
Avaliação por exame:
Projeto na área de Recursos Humanos com discussão oral (100%)
Bibliografia
- Bos, J. (2020). Research Ethics for Students in the Social Sciences. Utrecht: Springer
- Fortin, M. (2000). O processo de investigacao: Da concepção à realização.. Lisboa: Lusociência
- Gomes, J. e Cesário, F. (2014). Investigação em Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Escolar Editora
- Mackay, I. (1994). 35 Questionários de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Monitor
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas. 2.Práticas laboratoriais: monitorização do processo de investigação.3. Orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
SPSS.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)