Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 60167.
Docente(s)
            - Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          na
Objetivos
          Os alunos devem saber caraterizar o ambiente social, político e económico que rodeia as
empresas e as organizações.
Programa
          1. O ambiente envolvente das organizações - a Sociedade e a Economia
1.1. Globalização
1.2. Integração Europeia
2. A Sociedade
2.1. Demografia em Portugal e na Europa
2.2. Cidadania Portuguesa e Europeia
2.3. Emprego, inclusão e política social em Portugal e na Europa
3. Crescimento e Desenvolvimento Económico
3.1. Desenvolvimento Regional Europeu
3.2. Economia
3.3 Agentes Económicos
3.4. Bens Económicos
3.5. O Produto e o Rendimento Nacionais
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência (Contínua):
 Prova escrita  50%
 Trabalhos 50%
o Escrito  20%
o Oral  30%
 Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
o não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;
o não apresentem o trabalho (escrito e oral).
A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso):
 Prova escrita  100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima
para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
          - Castells, M. (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura.  . (Vol. 1). Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- César das Neves , J. (2011). Introdução à Economia. Lisboa:  Verbo
Método de Ensino
          Será usada a exposição teórica de certos temas e a pesquisa orientada, com exposição por parte dos alunos, noutros temas.
Software utilizado nas aulas
          MicrosoftTeams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 09/10/2024 (Ata nº 228)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















