Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617539.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1 Identificar necessidades cobertas pelo design
2 Usar métodos e ferramentas adequados a cada situação e etapa
3 Desenvolver soluções com base nas etapas de descoberta,
de interpretação/redefinição, de ideação e de experimentação
Programa
1. DESCOBRIR: Contactar c/problemas/necessidades + Investigar
2. INTERPRETAR: enquadrar necessidade + Redefinir+ Planificar
3. IDEALIZAR: Explorar alternativas + Conceber
4. EXPERIMENTAR: Prototipar/construir de mockups, Obter feedback, Testar
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por trabalhos, realizados em grupo.
Os trabalhos são apresentados e classificados em frequência.
A avaliação é de zero a vinte.
São admitidos a exame os alunos que, embora tendo realizado todas as tarefas/trabalhos durante o período de aulas (contacto), não tenham tido aproveitamento positivo, em frequência.
Bibliografia
- Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing,
- Curedale, R. (2019). Design Thinking Process and Methods. Sidney: Design Community College Inc
- Hannington, B. (2019). Universal Methods of Design Expanded and Revised: 125 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.. Beverly: Rockport Publishers
Método de Ensino
O Design Thinking (formação micro e macro para a conceção de soluções), coloca os alunos perante situações de incerteza.
As respostas fazem-se, levando os alunos a resolver tarefas de designing que contemplem etapas e processos de design thinking.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 03 de setembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)