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Ano Letivo: 2022/23

Design Multimédia

Animação Gráfica (motion graphics)

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

7 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617537.

Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)
- Fernanda Catarina Amaro Cavalheiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicavel

Objetivos
Ao concluir esta unidade o aluno deverá obter conhecimentos dos conceitos e técnicas de animação 3D. Deverá conseguir realizar uma animação seguindo as regras fundamentais da animação, assim como conseguir optimizar técnicas de modelação e animação, dominando todo o processo criativo e técnico.

Programa
1-Introdução à animação
2-Historia da Animação
3-Conceitos básicos de animação
4-Técnicas básicas de animação por computador
5-Técnicas avançadas de animação por computador
6-Técnicas de efeitos visuais
7-Técnicas de composição e renderização
8-Definição de conceito para animação
8- Aplicação de conceitos em software
9- Interligação de Software 2D e 3D
10-Realização do trabalho final

Metodologia de avaliação
Época Normal:

50% pela participação em aula e exercícios práticos nas aulas
50% Trabalho final

O aluno será excluído de exame se:
Não cumprir o ponto 5 do artigoº8
Conforme o ponto 4 do artigoº8 do regulamento académico, o aluno que não frequentar 2/3 das aulas TP fica excluído de exame.


Exame e Recurso
100% Trabalho final

Bibliografia
- Derakhshani, D. (2016). introducing autodesk Maya 2016. USA: Sybex autodesk official press
- Jackson, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE. (Vol. 1). EUA: Routledge
- Kerlow, I. (2003). The art of 3D computer Animation and Effects. USA: Wiley
- Palamar, T. (2016). Mastering Autodesk Maya 2016. USA: Sybex autodesk official press
- Parent, R. (2007). Computer Animation, Second Edition: Algorithms and Techniques (The Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics) (Hardcover). USA: Morgan Kaufmann

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de exercicios práticos em software adequado à disciplina

Software utilizado nas aulas
Cinema 4D
Adobe Premiere
Adobe After Effects

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 03 de setembro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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