Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11609/2017 - 02/10/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 60427.
Docente(s)
            - José António Ribeiro Mendes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          não aplicável
Objetivos
          Dominar ferramentas avançadas de 1) Processamento de texto 2) Apresentações e 3) Folhas de cálculo. Saber fazer um relatório, apresentar em público e analisar dados. 4) Promover a presença na Internet e nas redes sociais 5) Conhecer o Negócio Inteligente
Programa
          1. Processamento de Texto: Microsoft Word: Edição, formatação e estruturação de documentos, Índices; bibliografia; verificação ortográfica e sintáctica, sinónimos e traduções. Revisão e edição colaborativa; Criação de Modelos e Formulários.
2. Apresentações: Microsoft Powerpoint: Modelos de apresentação; Inserção de objetos Gráficos; Organogramas; Vídeos; Animações e transições entre diapositivos; Temporizador; Modelos globais; Notas do orador; Vista do apresentador; Configuração de apresentações; Ensaiar intervalos; Gravar apresentações. 
3. Folha de Cálculo: Microsoft Excel: Funções; Análise gráfica de dados; Análise de dados através de ferramentas de apoio à decisão.
4. Internet e Redes Sociais: Análise síntese sobre motores de busca e redes sociais existentes. Aplicações para a mobilidade a qualquer hora em qualquer lugar. 
5. Negócio Inteligente: Tendências no Comércio, Empresas 2020 e novas formas de negócio.
Metodologia de avaliação
          30% Teste Individual Fazer Relatório e Apresentação
30% Teste Individual Resolve Exercícios Excel
40% Teste Grupo Internet e Redes Sociais
Bibliografia
          - Mendes, J.  e Marques, C.  e Campos, R. (2010). Microsoft Excel 2007: Exercicios com Funcoes. Tomar:  IPT
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas e aulas prático-laboratoriais onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Office; 
Internet e Redes Sociais
Apps
Plataforma de e-Learning (Moodle)

















