Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11609/2017 - 02/10/2017
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 604215.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1. Reconhecer a utilidade da Contabilidade de Gestão;
2. Distinguir os diferentes tipos de custos;
3. Distinguir os diferentes sistemas de custeio;
4. Análise Custos/Volume/Resultados;
5. Métodos de repartição dos custos indiretos de produção;
6. Reconhecer os diferentes regimes de fabrico;
Programa
          1. Introdução:
   - Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão;
   - Principais conceitos.
2. Classificação de custos e apuramento dos resultados por funções:
   - Custos Diretos e Custos Indiretos;
   - Custos Fixos e Custos Variáveis;
   - Custos do Produto e Custos do Período;
   - Demonstração dos Resultados por Funções.
3. Sistemas de Custeio:
   - Sistema de Custeio Total Completo;
   - Sistema de Custeio Racional;
   - Sistema de Custeio Total com Imputação de Custos Fixos por Quotas Teóricos;
   - Sistema de Custeio Variável;
   - Análise das diferenças nos resultados pela aplicação dos vários sistemas de custeio.
4. Análise de Custos/Volume/Resultados:
   - O comportamento dos custos face a variações do nível de atividade;
   - Análise CVR: pressupostos, limites e âmbito de utilização;
   - A equação CVR do Resultado;
   - Margem de Contribuição;
   - Ponto Crítico das Vendas em situações de monoproduto e multiproduto;
   - Margem de Segurança.
5. Métodos de análise e repartição dos custos. Valorização da produção acabada:
   - Imputação de base única e de base múltipla dos custos indiretos;
   - O Método das Secções Homogéneas.
6. As empresas industriais e os regimes de fabrico:
   - Regimes de fabrico;
   - Métodos de apuramento do custo industrial: Método Direto e Método Indireto;
   - Valorização da Produção em Vias de Fabrico;
   - Classificação dos produtos obtidos em produção conjunta;
   - Critérios de repartição dos custos conjuntos;
   - Utilidade e limitações da informação proporcionada em regime de produção conjunta.
Metodologia de avaliação
          1?	2 minitestes: 30% cada,
?	Frequência: 40%.
2)	Avaliação não contínua: 
?	Prova escrita: 100%;
?	Alunos com classificação igual ou superior a 16 valores: prova oral (caso não façam prova, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 15 valores)
Bibliografia
          
Método de Ensino
          As metodologias a utilizar são o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, os métodos dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica ? aprendizagem é realizado em simulando a realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
          

















