IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Animação e Modelação 3D

Arte Digital

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624011.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir utilizar o programa Krita de forma a criar vários tipos de documentos e em diversos modos de cor. Deverão saber fazer uma gestão correta de camadas para edição não destrutiva e utilizar as diversas ferramentas para realizar seleção. Deverão ainda saber utilizar diversas técnicas e ferramentas para restauro de fotografia, fotomontagem, ilustração vetorial e pintura digital.

Programa
1 - Krita
1.1 Apresentação do interface do programa
1.2 Ferramentas, menus e janelas

2 - Criação de um documento
2.1 Escala (relação entre pixel e cm)
2.2 Resolução (ppi) para web e impressão
2.3 Modos de cor (Grayscale, RGB e CMYK)
2.4 Profundidade de cor (8-bit, 16-bit e 32-bit)
2.5 Diferentes tipos de ficheiros

3 - Camadas
3.1 Edição destrutiva e não destrutiva
3.2 Tipos de camadas e suas aplicações
3.3 Gestão de camadas
3.4 Estilos
3.5 Máscaras
3.6 Camadas com ficheiro (smart layers)

4 - Seleção
4.1 Ferramentas de seleção
4.2 Relação entre seleção, máscara e alpha
4.3 Edição de seleção
4.4 Gravação de seleções e utilização de máscaras

5 - Restauro e Fotomontagem
5.1 Ferramentas de restauro de fotografia
5.2 Técnicas de restauro de fotografia
5.3 Fotomontagem e edição de imagem

6 - Desenho vetorial
6.1 Ferramentas de desenho vetorial
6.2 Técnicas de desenho vetorial

7 - Pintura Digital
7.1 Livraria de pincéis
7.2 Edição e criação de pincéis
7.3 Técnicas de pintura digital

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).

Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).

Avaliação por Exame:
- Exame (100%).

Bibliografia
- Bergkvist, L. e Straub, P. e Wallin, J. e Chang, R. (2004). Digital Painting. (Vol. 1). Estados Unidos: Ballistic Publishing
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Dociu, D. e Delon, M. e Dahlig, M. (2010). Digital Painting 2. (Vol. 2). Estados Unidos: Ballistic Publishing

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Krita.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado