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Ano Letivo: 2022/23

Animação e Modelação 3D e Jogos

Tecnologias Audio e criação de Música

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 65438.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta U.C., o aluno deverá reter noções básicas de teoria musical e composição e aplicá-las num contexto criativo prático. Assim como a utilização de mecanismos digitais para produção de conteúdos musicais.
Criação de ambientes sonoros com aplicabilidade em produções audiovisuais e jogos.

Programa
1.Fundamentos da teoria da música
1.1 Escalas
1.2 Acordes
2. O Processo de gravação
2.1 Ferramentas
2.2 Técnicas
3. Edição e tratamento de áudio
3.1 Ferramentas
3.2 Efeitos e equalização
4. O áudio de um Jogo Digital
4.1 Conceitos
4.2 Estruturas
5. Conceção de efeitos sonoros interativos e música não-linear
5.1 Foley
5.2 Efeitos Sonoros

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
O aluno poderá optar por uma avaliação em modo de a)clássico (opção por defeito) ou pelo modo b)gamificação. A opção pelo modo de gamificação terá de ser comunicado por e-mail, até duas semanas após o início das aulas e não pode ser revertido.

Modo Clássico:
Frequência I (teórico-prática):50%
Frequência II (teórico-prática):50%

Modo Gamificação:
Frequência I:50%
Frequência II:50%

Os primeiros 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões (exercícios) recebem um cristal, até um máximo de 3. Os segundos 25% dos alunos com aproveitamento a completar as missões recebem uma estrela. 2 estrelas podem ser trocadas por 1 cristal. A conclusão de todas as missões equivale a 1 cristal. Cada cristal equivale a 5 pontos, num total de 20, a aplicar na Frequência. 4 cristais equivalem à dispensa da frequência.

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Avaliação por Exame:
Exame (teórico-prático): 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Schoenberg, A. (2015). Fundamentals of Musical Composition. : Amazon
- Thomas, C. (2015). Composing Music For Games. : Routledge
- Williams, D. e Lee, N. (2018). Emotion in Video Game Soudtracking. : Springer International Publishing AG

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Premiere Pro; Magix Musik Maker; Bandlab

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de julho de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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