Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP , Cód. 65437.
Docente(s)
- Lionel Martins Louro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar vários objetos e personagens 3D, desenvolver o Rigging e Skinning adequado a cada um deles, assim como, criar diversas animações com alguma complexidade.
Programa
1 - Modelação
1.1 Criação de objetos e personagens para animação.
2 - Rigging e Skinning
2.1 Criação de Rigging para objetos e personagens;
2.2 Desenvolvimento de Skinning de objetos e personagens.
3 - Animação
3.1 O Comprimir e esticar;
3.2 A Antecipação;
3.3 A Encenação;
3.4 Animação direta ou pose a pose;
3.5 A continuidade e sobreposição da ação;
3.6 A aceleração e a desaceleração;
3.7 Movimentos em arco;
3.8 A ação secundária;
3.9 O sincronismo/ temporalidade;
3.10 O exagero;
3.11 O desenho volumétrico;
3.12 "O Appeal".
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. (Vol. 1). Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. (Vol. 2). Estados Unidos: Faber and Faber
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação O exagero dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds max e outros.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 07 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)