IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Animação e Modelação 3D e Jogos

Arte Digital II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 11283/2020 de 16/11/2020

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 11,0 T + 45,0 TP , Cód. 654316.

Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de identificar diferentes áreas de uma imagem a editar, encontrar soluções visualmente apelativas; compor diferentes elementos 2D e 3D; animar uma composição.

Programa
1 - Composição em Imagem Estática
1.1 Identificação de áreas da imagem a editar
1.2 Alteração de propriedades da imagem
1.3 Seleção, remoção e duplicação de elementos
1.4 Máscaras
1.5 Composição dos diferentes elementos separados em Photoshop
2 - Composição em Animação
2.1 Separação de elementos
2.2 Composição e animação de elementos
2.3 Opções de animação
2.4 Partículas em After Effects
2.5 Composição dos diferentes elementos separados em After Effects
3 - Composição 3D
3.1 Composição 3D em espaço 2D
3.2 Perspetiva
3.3 Parâmetros de cor e iluminação

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica por frequência: Frequência I (teórico-prática) (40%) + Frequência II (teórico-prática) (60%).
Participação obrigatória em todos os elementos de avaliação (nota mínima de 6 valores em cada um).
Requisitos de admissibilidade à frequência e ao exame:
- Mínimo de 70% de assiduidade às aulas (exceto trabalhadores estudantes);
- Mínimo de 80% na entrega dos exercícios propostos em aula;
- As presenças em aula e a resolução de exercícios não são classificados com nota nem contam para avaliação, constituem, no entanto, condição necessária para aprovação à UC por frequência
e exame. O incumprimento de qualquer um destes itens impede o aluno de se submeter à frequência e ao exame.
Avaliação por Exame: Exame (teórico-prática) (100%)
Estão admitidos a exame os alunos com nota inferior a 10.

Bibliografia
- Brinkman, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing. USA: Morgan Kaufman
- Frdsma, L. e Gyncild, B. (2022). Adobe After Effects Classroom in a Book. USA: Adobe Press
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. UK: 3D Total

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop, Adobe After Effects

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de fevereiro de 2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado