Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 63918.
Docente(s)
            - Gabriel Santos Carvalhal Evangelista (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não tem. As matérias são introdutórias aos temas abordados.
Objetivos
          C2. Conhecer as bases do desenho e da ilustração.
C3. Saber utilizar software de pintura digital.
C4. Utilizar o esboço como um meio de estudo de ideias.
C5. Criar uma imagem digital com base em conceitos já definidos.
C6. Criar e definir uma linha gráfica para um jogo.
C.7  Criar e definir conceitos para um jogo segundo uma metodologia de trabalho criativa.
Programa
          1. Concept Art
  Character Design 
  Criação de ambientes e cenários
2. Ilustração digital
  Ferramentas de ilustração digital: Adobe Photoshop.
  Composição.
3. Arte in Game
  Criação e preparação de personagens.
  Criação de sprites e spritesheets.
  Animação de personagens em DragonBones.
  Criação de backgrounds:
   - Texturas e Tiles
   - Desenho de níveis
Metodologia de avaliação
          Avaliação Periódica
 Entrega e defesa de Projeto 1  
Fase 1(grupo) + Fase 2 (5% + 35%)
peso na avaliação: 40% - mín. 8 val.
 Entrega e defesa de Projeto 2
Fase 1 + Fase 2 (25% + 35%)
peso na avaliação: 60% - mín. 8 val.
 Nota final calculado por: Projeto 1 (40%) + Projeto 2 (60%) - (min 9.5v)
Regime de presenças: 75% (Caso o aluno não compareça a 75% das aulas, sofrerá uma penalização de 20% na avaliação final)
Restantes Épocas
 Entrega e defesa de Projeto 1  
peso na avaliação: 40% - mín. 8 val.
 Entrega e defesa de Projeto 2
peso na avaliação: 60% - mín. 8 val.
 Nota final calculado por: Projeto 1 (40%) + Projeto 2 (60%) - (min 9.5v)
 Componentes podem ser aproveitadas entre épocas, mediante melhoria nos mesmos.
Bibliografia
          - Solarski, C. (2012). Drawing Basics and Video Game Art: Classic to Cutting-Edge Art Techniques for Winning video Game Design. . E.U.A.:  Watson-Guptill
- Williams, R. (2012). The Animators Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. New York:  Faber & Faber
Método de Ensino
          EP=Ensino Presencial
EP.1.Teórico-prático: apresentação dos conceitos, utilização de software específico, realização de trabalhos.
AA=Aprendizagem Autónoma
AA.1.Projeto: realização de trabalhos de ilustração e arte conceptual.
Software utilizado nas aulas
          Adobe Photoshop
DragonBones

















