IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Automação Industrial

Instrumentação e Eletrónica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 3961/2023 - 29/03/2023

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 626311.

Docente(s)
- Jorge Manuel Correia Guilherme (2)
- Carlos Alberto Farinha Ferreira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Fornecer conhecimentos acerca dos componentes electrónicos e respectivos circuitos de aplicação e princípios de dimensionamento.
Providenciar as competências para a compreensão, escolha e operacionalização de circuitos com sensores, assim como para a utilização correcta dos aparelhos de teste e medida e consciencialização para os erros envolvidos.

Programa
Electrónica: resistências, condensadores, bobinas, amplificadores operacionais; transístores e diodos. Seu princípio de funcionamento, características e circuitos de aplicação.
Acondicionamento de sinais e interface: circuitos com amplificadores operacionais, circuitos em
corrente, sinais diferenciais, filtros, limitadores, conversão e alimentação.
Sensores: tipos e bases físicas de funcionamento dos materiais utilizados nos sensores. Características temporais de resposta. Gama de medida. Conexões em ponte e outras.
Métodos, erros e incertezas em medições. Sensibilidade, repetibilidade dos aparelhos, etc.
Princípios de funcionamento e utilização de aparelhagem: multímetros analógicos e digitais; osciloscópios; geradores de funções; wattímetros e contadores de energia elétrica.

Metodologia de avaliação
Teste escrito: 50%; trabalhos laboratoriais: 50%.

Bibliografia
- S. Williams, J. (2005). Sensor Technology Handbook. -: Elsevier Inc.
- Bowens, A. (1986). Digital Instrumentation. -: McGraw-Hill
- Silva, M. (2009). Introdução aos circuitos elétricos e eletrónicos. -: Calouste Gulbenkian
- Sinclair, I. (2001). Sensors and Transducers. -: Reed Elsevier

Método de Ensino
Explanação dos conceitos, procurando a ligação com conhecimentos pré-existentes. Resolução de exercícios de dimensionamento e verificação, normalmente complementados pela sua realização laboratorial. Realização de pequenos projectos.

Software utilizado nas aulas
LTSpice.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado