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Ano Letivo: 2022/23

Automação Industrial

Matemática

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 3961/2023 - 29/03/2023

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 62631.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)
- Carla Alexandra de Castro Carvalho e Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
A. Uso de operações algébricas básicas em números, expressões, equações.
B. Estudo de funções lineares e quadráticas, polinómios em geral, função racional, função potência, função exponencial e função logarítmica; equações e inequações envolvendo as funções estudadas;
C. Operações com ângulos planos, principais funções trigonometricas, igualdades trigonométricas e vetores; Operações com complexos e matrizes;
D. Aplicação do raciocínio algébrico para resolução de uma série de problemas.
E. Iniciação de estudos futuros em análise e algebra.

Programa
1 BREVES NOÇÕES DE CÁLCULO ALGÉBRICO

1.1 Generalidades sobre os sistemas numéricos.
1.2 Sinais e valor absoluto, potências.
1.3 Expressões polinomiais, racionais fracionárias e irracionais.
1.4 Logaritmos.
1.5 Resolução de problemas envolvendo polinómios, funções trigonométricas, exponenciais e logaritmos.
1.6. Resolução de problemas envolvendo sistemas de equações usando a regra de Cramer.

2. COMPLEMENTOS SOBRE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL

2.1 Generalidades sobre funções reais de variável real, definição de função e formas de representação: por extenso, fórmula, tabela e gráfico.
2.2 Estudo de algumas classes de funções e suas aplicações: função polinomial, racional, potência, exponencial, logarítmica, modular e trigonométrica.
2.3 Composição de funções, translação vertical e horizontal e escalonamento.
2.4 Continuidade e diferenciação.
2.5 Conceito geométrico de derivada e suas aplicações.
2.6 Conceito geométrico de integral e suas aplicações.

3. CÁLCULO MATRICIAL

3.1 Noções gerais.
3.2 Operações sobre matrizes.
3.3 Aplicação das matrizes à resolução de sistemas de equações lineares - método de eliminação de Gauss.

4. NOÇÕES BÁSICAS DE TRIGONOMETRIA, CÁLCULO VETORIAL E NÚMEROS COMPLEXOS

4.1 Introdução à Trigonometria: razões trigonométricas de ângulos agudos.
4.2 valores das razões trigonométricas em ângulos particulares.
4.3 O círculo trigonométrico e suas aplicações.
4.4 Teorema fundamental da trigonometria e outras igualdades trigonométricas.
4.5 Introdução ao cálculo vetorial: segmentos orientados; norma, direção, sentido e ponto de aplicação de um vetor.
4.6 vetores e operações elementares com vetores: soma, diferença, produto escalar e produto vetorial.
4.7 Números complexos: forma algébrica e forma trigonométrica. Números complexos como vetores.
4.8 Operações com números complexos.

5. ESTATÍSTICA DESCRITIVA

5.1. Considerações preliminares
5.2. Tipo de dados
5.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica
5.4. Medidas de Estatística Descritiva

Metodologia de avaliação
Avaliação por exame: um teste escrito sobre toda a matéria, sem consulta e sem uso de máquina de calcular.
Aprovação: nota igual ou superior a 10 valores em 20 valores.

Bibliografia
(2002). , Solving problems in finite mathematics and calculus, ,. London: Pearson Education
(2002). , Solving problems in finite mathematics and calculus, ,. London: Pearson Education
(2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. : Pearson Education
(2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. : Pearson Education
(2006). Cálculo. (Vol. 1). São Paulo: McGraw-Hill
(2006). Cálculo. (Vol. 1). São Paulo: McGraw-Hill
(2006). Cálculo. (Vol. I). : McGraw-Hill
(2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. : LTC
(2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. São Paulo: LTC
(2006). Introdução à Álgebra Linear com Aplicações. São Paulo: LTC
(2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
(2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
(2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde para além da exposição teórica dos conteúdos programáticos, são desenvolvidas aplicações práticas dos temas apresentados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

 


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