2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 203010.
Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)(2)
- Gisela Maria Graça de Oliveira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
No final do módulo os alunos terão de saber aplicar os conhecimentos adquiridos em situações de monotorização dos riscos no âmbito da sensibilização e informação à população, através do planeamento da Comunicação. Terão também de conseguir identificar e gerir os seus próprios estados emocionais e dos outros durante uma situação de emergência, de forma a evitar situações que comprometam o sucesso da resolução das operações.
Programa
1 A Proteção Civil e os Agentes
O que é a Proteção Civil como esclarecer a população?
Prevenir para quê e por quê?
Quem são os sete principais agentes de Proteção Civil?
Quem tem o dever de colaborar em matéria de proteção civil?
2 Riscos e responsabilidade coletiva
Os riscos;
Responsabilidade coletiva;
O que é um acidente grave e uma catástrofe?;
O que são situações de alerta, contingência, calamidade, estados; de sítio e de emergência?;
Quem decide, determina e declara?;
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
A política de proteção civil;
O envolvimento do cidadão na sua própria segurança.
3 Informação Vs. Comunicação
De que falamos quando falamos de sensibilização e informação?
Prevenção e comunicação do Risco;
Mensagens e abordagem interpessoal;
Meios de informação e comunicação
4 Informação ao público sobre Proteção Civil
Informação permanente e Avisos à população
Os 4 princípios das mensagens eficazes
Princípio 1: A coerência nas mensagens e gestão padronizada;
Princípio 2: A legitimidade e a credibilidade;
Princípio 3: A abrangência de mensagem;
Princípio 4: Sustentabilidade da informação;
Boatos e Rumores.
5 O Risco
O Risco;
O Risco e a Comunicação;
O Risco e a sua Perceção;
O Risco e a sua gestão.
6 Os Planos de Emergência
Planos de Emergência;
Planear a Informação e a Comunicação;
Planos de Comunicação realização e exercícios;
Por que é que a mensagem é tão importante?
Como o público pode interpretar uma mensagem;
Construir mensagens eficazes: mapas de mensagens;
Outras recomendações práticas: conteúdo, linguagem, formato.
7 Dinamização dos Planos de Emergência
A dinamização do Plano de Emergência e a Sensibilização Pública;
O papel da Junta de Freguesia junto da população;
A Educação para o Risco;
Dinamização do Plano de Emergência Familiar;
Voluntariado em proteção civil e informação pública.
8 Medidas de Autoproteção
Riscos - Medidas de autoproteção - Divulgação;
Como comunicar as vulnerabilidades, os perigos e os riscos;
O Alerta e o Aviso.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: teste teórico peso de 100% - contém 20 questões de escolha múltipla, sendo atribuída a cotação de 1 valor a cada questão.
Avaliação por Exame: teste teórico peso de 100%
Para que o estudante seja aprovado é necessário que obtenha, numa escala de 0 a 20, uma classificação igual ou superior a 10 valores na prova de avaliação teórica. As classificações são apresentadas às centésimas, não havendo lugar a arredondamentos.
Bibliografia
- Damásio, A. (2001). O Sentimento de Si - O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. (Vol. I). (pp. 1-428). Lisboa: Europa America
- Radu, M. e Chabrol, C. (2010). Psicologia da Comunicação e Persuasão. (Vol. I). (pp. 1-364). Lisboa: Instituto Piaget
- Rebelo, F. (2010). Geografia física e riscos naturais. (Vol. I). (pp. 1-215). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
- Vaz Freixo, M. (2013). Teorias e Modelos de Comunicação. (Vol. I). (pp. 1-515). Lisboa: Instituto Piaget
- Wolton, D. (1999). Pensar a Comunicação. (Vol. I). (pp. 1-442). Algés: Difel
Método de Ensino
Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria. Metodologia hermenêutica
e método socrático.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)