2 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 202113.
Docente(s)
            - Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Desenvolver competências de gestão de equipas e de recursos. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.
Dar a conhecer conceitos para um aprofundamento do funcionamento de equipas inovadoras nas organizações, concorrer para a melhoria do desempenho das equipas de trabalho.
Programa
          Definição de organização. 
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência. 
Interpretar a organização como um sistema aberto. 
Reconhecer as pessoas nas organizações. 
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional. 
Identificar a organização como um sistema de papéis. 
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional. 
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização. 
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana. 
Definir cultura e clima organizacional. 
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização. 
Definir liderança. 
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação. 
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança. 
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt. 
Caracterizar  sistema de liderança de Rensis Likert. 
Liderança emocional; Liderança transformacional. 
Equipas de trabalho vs grupo
Equipas Positivas.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton. 
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler. 
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard. 
Caracterizar uma organização onde  existe o empowerment.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência: trabalho de grupo discutido na aula (60%) e um teste escrito cuja nota mínima terá de ser de 10 valores (40%).
Os estudantes ficam aprovados, quando a média ponderada das várias componentes da avaliação for igual ou superior a 9,5 valores".
Avaliação por exame: Teste escrito (100%).
Bibliografia
          (2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London:  Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa:  Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London:  Kogan Page
Método de Ensino
          O método expositivo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos no domínio da gestão de equipas e liderança. Participativas: Análise e resolução de casos e discussão de trabalhos de grupo; Ativas: Participação dos alunos na realização e discussão 
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















