5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 32,0 TP , Cód. 20312.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Esta UC tem por objetivos levar os estudantes a identificar os diferentes Géneros Jornalísticos no Digital, verificando as suas características técnicas e reconhecendo o seu potencial nos Média online, com especial enfoque nas publicações digitais de proximidade (1). Os estudantes deverão ser capazes de analisar exemplos disponíveis em diferentes projetos jornalísticos digitais de proximidade e deverão ser capazes de identificar os Géneros Jornalísticos mais indicados para um determinado objetivo informativo (2). Do ponto de vista teórico, os estudantes devem ser capazes de construir o novo enquadramento dos Géneros Jornalísticos (3).
Programa
1. Os Géneros Jornalísticos que transitam do papel para o digital: Notícia; Entrevista; Reportagem; Opinião; Crónica; Perfil.
2. Os Géneros Jornalísticos que surgem no digital: Explicador; Newsletter; Últimas; Fotogaleria; Legenda; Infografia Interativa; Softnews; Chat; Stories; Reels.
3. As novas classificações dos Géneros Jornalísticos: Informativos; Interpretativos; Dialógicos.
Metodologia de avaliação
Bibliografia
- Coelho et al, P. (2021). Manual de Reportagem. UBI: LabComEbooks
- Gradim, A. (0). Os géneros e a convergência: o jornalista multimédia do século XXI. Acedido em 20 de março de 2022 em http://labcom-ifp.ubi.pt/files/agoranet/02/gradim-anabela-generos-convergencia.pdf
- Público, J. (1997). Livro de Estilo. Lisboa: Público
- Santos, C. (2016). Média Digitais. O milagre da multiplicação dos Géneros. Coimbra: Universidade de Coimbra
Método de Ensino
Enquadramento teórico apresentado de forma expositiva.
Apresentação de diferentes jornais digitais e dos seus conteúdos.
Análise de casos concretos desenvolvida de forma participativa entre docente e estudantes.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável