IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Arqueologia Subaquática

Educação Patrimonial, Museologia e Gestão de Espólios

<< voltar ao Plano Curricular

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP + 15,0 OT , Cód. 346779.

Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos sobre Educação Patrimonial, Museologia e Gestão de Espólios e melhores estratégias na sua aplicação.
Incutir nos alunos a importância do património, da sua preservação e valorização, com base na criação de produtos e metodologias pedagógicas de difusão, divulgação e melhor gestão do património.

Programa
1 Educação Patrimonial, Cultura e Património
1.1 - Proteção e valorização do património;
1.2 - Proteção e conservação do património;
2 - Ações educativas no contexto das investigações arqueológicas e museográficas, perspetivas e inovação.
2.1 - A Didática do património.
2.2 - Formas e metodologias de Educação adaptado às faixas etárias.
3. Projetos de Educação patrimonial
4. Museologia Histórica
4.1 - Definições de Museu
4.2 - Histórias de Museus e Museus na História
4.3 - Caso prático: a Primeira República e a Fundação do Museu Machado de Castro (1911)
4.4 - Caso Prático: Exposição Henriquina (1960)
5. Temas de Museologia
5.1 - Museu e Investigação
5.2 - Museu e Educação
5.3 - Museus Locais e Desenvolvimento do Turismo Cultural
5.4 - Museus da Indústria: entre o “Continente” e o Conteúdo.
5.5 - Museus e Arquitetura: entre a Reinterpretação e a Obra Nova
6. Gestão de Espólios
6.1 - Gerir o Material e o Imaterial
6.2 - O Programa MATRIZ
6.3 - Normas Gerais de Inventário
6.4 - Casos Práticos

Metodologia de avaliação
Dois períodos de avaliação Frequência e Exame.
Frequência - A avaliação será constituída por dois trabalhos de aplicação prático final constituído - 80% mais a participação nas aulas (exercícios e discussão) - 20%

Exame - A avaliação será constituída por um trabalho de aplicação prático final - 100%

Bibliografia
- Abreu, R. e Chagas, M. (2003). Memória e patrimônio – ensaios contemporâneos. Rio Janeiro: DP&A Editora
- Cury, M. (0). Museus – Pontes entre culturas. Acedido em 2 de outubro de 2018 em www.revistamuseu.com.br/artigos/art. 2005.
- Horta, M. (1999). . Guia básico de educação patrimonial. Brasilia: IPHAN
- Leite, M. e Osteto, L. (2005). Museu, Educação e Cultura – Encontros de crianças e professores com a arte. . Campinas,SP: Papirus

Método de Ensino
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de exemplos práticos concretos, dificuldades e soluções em cada projeto registado. Discussão de opções. Trabalho com os alunos em criação de projetos de Educação, Museologia e Gestão de espólios.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de dezembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado