24 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 180,0 E + 180,0 OT , Cód. 201465.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Aplicação numa investigação das metodologias, técnicas e aprendizagens teóricas registadas durante a componente letiva.
O aluno deverá ser capaz de desenvolver uma pesquisa, estudo ou interpretação no âmbito da Arqueologia ou uma aplicação no âmbito da Gestão ou Educação Patrimonial.
Pretende-se ainda, em regime de orientação tutorial, que os alunos tenham conhecimento das regras, legislação e obrigações perante as entidades que regulamentam o património arqueológico ou atividades subaquáticas, nomeadamente DGPC, IPHAN, ICN, Marinha, etc, no caso de opção por uma pesquisa de campo.
Programa
1. Entidades regulamentares de Património e Atividades associadas (gestão, museologia, educação, etc): DGPC, Marinha, ICN e IPHAN
a)Projeto Plurianual.
b)Projetos PATA.
c)Relatórios, obrigações e exigências
2. Teses e trabalhos de pesquisa e investigação:
a) Problemáticas arqueológicas e os lapsos históricos ou arqueológicos.
b) Pertinência de inovação e criatividade.
c) O tempo e a delimitação temática.
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada sobre o trabalho final. A dissertação será avaliada de 0 a 20, por um júri de pares reunido para o efeito.
O júri terá em conta o trabalho de pesquisa ou aplicação desenvolvido, os resultados obtidos nos casos específicos, a pertinência do tema e o fator de inovação para a ciência, seja ela na área da Arqueologia, Gestão ou Educação Patrimonial.
Bibliografia
- Vários, D. (2019). Diversos artigos e livros conforme a opção escolhida e tema a desenvolver como investigação, pelo aluno.. (Vol. 1). Tomar: IPT
Método de Ensino
Os alunos serão orientados pelos seus orientadores, possuindo ainda aulas teóricas práticas no sentido da compreensão das melhores estratégias e desenvolvimento de pedidos de autorização necessários ao desenvolvimento dos seus trabalhos de pesquisa.
Software utilizado nas aulas
Plataformas das entidades regulamentares e outros que se considerem pertinentes conforme as propostas de dissertação dos alunos.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)