Publicação em Diário da República: Despacho nº 9183/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 16,0 PL + 14,0 TP , Cód. 300103.
Docente(s)
            - José Manuel Quelhas Antunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Os alunos deverão adquirir as competências no domínio da Engenharia dos Reatores Catalíticos, nomeadamente no projeto, simulação e otimização das condições operatórias de reatores catalíticos heterogéneos.
Programa
          1.	Introdução. Revisão breve sobre cinética química e reactores químicos homogéneos ideais.
2.	Processos Catalíticos.
2.1.	Catálise: homogénea e heterogénea. Reacções catalíticas heterogéneas. 
2.2.	Desativação de catalisadores. Técnicas de prevenção. Regeneração.
2.3.	Partículas de Catalisador: Geometrias; Difusão interna, difusão externa e reação química; Equações de balanço; Parâmetros de modelo.
3.	Reactores Catalíticos de Leito Fixo.  
3.1.	Modelos Pseudo-Homogéneos: Equações de balanço; Parâmetros de modelo. 
3.2.	Modelos Heterogéneos: Equações de balanço; Parâmetros de modelo. 
3.3.	Modelos matemáticos. Métodos numéricos. Simulação.
Os trabalhos práticos a ser realizados são relacionados com o estudo de processos reacionais com catalisadores heterogéneos (1. Análise da Influência de Catalisadores Heterogéneos em Reação Química) e com a simulação de operação de sistemas reacionais heterogéneos (2. Desempenho de Reatores Catalíticos de Leito Fixo).
Metodologia de avaliação
          A classificação final  nas diversas épocas de avaliação é obtida por ponderação das classificações obtidas numa monografia sobre o tema reatores catalíticos de leito fixo (35%), na tarefa prática de análise da influência de catalisadores heterogéneos (30%) e na tarefa prática de análise do desempenho de reatores catalíticos de leito fixo (35%).
Bibliografia
          - Fogler, H. (2016). Elements of Chemical Reaction Engineering. New Jersey:  Prentice-Hall
- Froment, G.  e Bischoff, K. (2010). Chemical Reactor Analysis and Design. New York:  John Wiley & Sons
- Levenspiel, O. (1999). Chemical Reaction Engineering. New York:  John Wiley
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas práticas em que são realizados alguns trabalhos práticos e propostos exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          MS Excel
Mathworks Matlab
Software de simulação disponível online
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de novembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















