Publicação em Diário da República: Despacho nº 11549/2014 - 15/09/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 4,0 OT , Cód. 300612.
Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (1)
- Ana Paula Gerardo Machado (2)
- Anabela Mendes Moreira (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Aquisição de conhecimentos nas áreas da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável e da ecologia industrial.
Desenvolvimento do conhecimento geral das temáticas de impacte ambiental e de soluções específicas.
Programa
Parte I Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Políticas de sustentabilidade.
Conceitos e definições.
Objetivos e linhas de orientação
Sustentabilidade das cidades. Indicadores de sustentabilidade urbana.
Ordenamento do território vs. Desenvolvimento espacial.
Sistemas de Certificação
LiderA Sistema voluntário para a sustentabilidade dos ambientes construídos. Enquadramento. Principais vertentes e áreas da sustentabilidade consideradas. Critérios e aplicação.
Green Building Initiative
LEED - Leadership in Energy and Environment Design
EcoUrbanismo Conceitos e Estudos de Casos.
Parte II - Estudos de Impacte Ambiental
Definição de impacte ambiental
Evolução histórica da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
As fases da AIA
Atividades humanas geradoras de impacte ambiental
Aspetos legislativos relativos à avaliação de impacte ambiental
Prática da AIA em Portugal
Indicadores ambientais utilizados em AIA
Principais impactes ambientais associados a projetos de diversas tipologias
Casos de estudo
Avaliação Ambiental Estratégia e Ordenamento do Território
Metodologia de avaliação
Avaliação teórica: Teste escrito. Avaliação teórica: Teste escrito em qualquer das épocas. Avaliação teórico-prática:
Trabalhos de pesquisa bibliográfica e resolução de casos de avaliação de impacte ambiental.
A avaliação prática é necessária para todas as épocas de avaliação.
Classificação final = 50% parte teórica + 50% parte prática
Dispensam de exame os alunos com classificação final de frequência igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Clini, C. e Gorb, S. e Gullino, M. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies. USA: Springer
- Dos Reis, L. e Fadigas, E. e Carvalho, C. (2005). Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil: Manole
- Glasson, J. e Therivel, R. e Andrew, C. (2005). Introduction to Environmental Impact Assessment. London: Routledge
- Partidário, M. e Jesus, J. (1994). Avaliação de Impacte Ambiental. Lisboa: Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas que permitam a integração de conhecimentos na área da reabilitação urbana com conceitos mais alargados como a utilização racional dos recursos e a valorização dos resíduos. Aulas teórico-práticas: estudo de casos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)