Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92996.
Docente(s)
- João Pedro Dias Fontes da Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Sistematizar os principais modelos concetuais sobre as carreiras e sistemas de recompensas; Identificar as principais estratégias e técnicas para uma implementação eficaz de sistemas de carreiras e de recompensas. Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
especificamente a Igualdade de Género (5) e Reduzir as desigualdades (10) nos processos de
GRH nas organizações.
Programa
1. Gestão de Carreiras
1.1. Fundamentos da gestão de carreiras
1.2. Objetivos do planeamento de carreira
1.3. Construção de planos de carreira
1.4. Componentes-tipo de um plano de carreira
1.5. Perfil das diferentes carreiras profissionais
1.6. Identificação dos colaboradores de elevado potencial
2. Sistemas de recompensas
2.1. Fundamentos dos sistemas de recompensa
2.2. Objetivos do sistema de recompensas
2.3. Componentes do sistema de recompensas
2.4. Recompensas intrínsecas
2.5. Recompensas extrínsecas
2.6. Princípios do sistema remuneratório
2.7. Opções de arquitetura do sistema remuneratório
2.8. Construção de uma estrutura salarial
2.9. Determinação e evolução do salário individual
2.10. Os sistemas de incentivos
2.11. Benefícios sociais e específicos
2.12. Testes à eficácia do sistema de recompensas
Metodologia de avaliação
I. Avaliação Contínua - Realização de teste escrito e de
um trabalho de grupo:
a) 1 teste escrito ponderação de 60%.
b) Trabalho de grupo (3 elementos) ponderação de 40%;
A informação acerca da temática, estrutura/ forma dos trabalhos
de grupo, será disponibilizada no moodle.
Para todos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima
de oito valores. A média das notas
deverá perfazer um mínimo de dez valores.
Bibliografia
- Armstrong, M. (2015). Armstrong's Handbook of Reward Management Practice - Improving Performance through Reward. London, England: Kogan Page
- Armstrong, M. (2015). Armstrong's Performance Management Toolkit. London, England: Kogan Page
- Clark, T. (2012). Modelo de Negócio Eu ? Um método simples para reinventar a sua carreira. Lisboa, Portugal: D. Quixote
- Fisher, J. (2015). Strategic Reward and Recognition - Improving Employee Performance through Non-monetary Incentives. London: Kogan Page
Método de Ensino
As metodologias de ensino, teórico-práticas, possibilitam a aquisição de competências de gestão como saber gerir carreias, recompensar, reequilibrar e orçamentar planos de recompensas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)