Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308128.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1.Compreender as publicações periódicas no contexto digital
2.Identificar tipos de PPD
3.Estudar ferramentas/plataformas para o desenvolvimento e distribuição de PPD
4.Desenvolver projeto de design para PPD
5.Contactar c/processos de Design Thinking
6.Desenvolver registos preparatórios de projetos
Programa
1.Contextualização das publicações periódicas digitais (PPD)
2.Tipos de publicações periódicas digitais
3.Ferramentas/plataformas para desenvolvimento e distribuição
4.Design de publicações digitais
5.Design Thinking e PPD; conceitos e processos
6.Ferramentas de registo visual
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência e por Exame:
Projeto de publicação digital (design do protótipo - 75%; apresentação e defesa 15%; participação e empenho 10%;)
Os alunos estão dispensados de exame, caso tenham dez valores, na totalidade dos elementos a avaliar (Protótipo + apresentação e defesa + participação e empenho).
A nota para aproveitamento na UC é de 10 valores.
Bibliografia
- Lupton, E. (2014). Type on Screen. Nova Iorque (EUA): PRINCETON ARCHITECTURAL PRESS
- Apfelbaum, S. e Cezzar , J. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA): Rokport Publishers
- Franchi, F. (2013). Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. . Berlim: Gestalten
- Ludovico, A. (2012). Post-digital print: the mutation of publishing since 1894 . Holanda: Ludovico Ed.- Onomatopee
- Martin, B. (2012). Universal Methods of Design. 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Beverly: Rockport Publishers
- NIELSEN, J. e HINDERER, S. (0). 234 Tips and Tricks for Recruiting Users as Participants in Usability Studie. Acedido em 1 de janeiro de 2020 em www.nngroup.com/reports/how-to-recruit-participants-usability-studies/
- Zappaterra, Y. e Caldwell , C. (2014). Editorial Design: Digital & Print. Londres (RU): Laurence King Publishing
Método de Ensino
1. Metodologias expositiva e demonstrativa com apoio audiovisual.
2. Metodologias ativas (estudo de casos, design thinking, guião visual projeto)
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Adobe Illustrator
Adobe XD
Figma
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)