Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S + 2,0 OT , Cód. 338046.
Docente(s)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Andreia Maria Meira Machado Nogueira (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (2)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
- Ângela Sofia Alves Ferraz (2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
1. Descrever e problematizar as relações que se estabelecem entre os conservadores-restauradores e a sociedade
2. Descrever e problematizar as relações entre a C&R e as outras áreas do conhecimento
3. Descrever e explicar a C&R como uma área em evolução
Programa
1. Relações dos conservadores-restauradores com os outros interessados no Património
2. Relações da C&R com as outras áreas do conhecimento
3. Desafios que se colocam à C&R
Metodologia de avaliação
Aulas de presença obrigatória.
A avaliação realiza-se nas épocas de avaliação final através de trabalho escrito sobre um dos temas abordados e sua apresentação oral e discussão.
Bibliografia
- Richmond, A. e Bracker, A. (2009). Conservation. Principles, Dilemmas and Uncomfortable Truths. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Schädler-Saub, U. e Weyer, A. (2010). Theory and Practice in the Conservation of Modern and Contemporary Art: Reflections on the Roots and the Perspectives. London: Archetype Publications
- Vadi, V. e Schneider, H. (2014). Art, Cultural Heritage and the Market. Ethical and Legal Issues. Berlin: Springer
- Williams, E. (2014). The Public Face of Conservation. London: Archetype Publications
Método de Ensino
Seminários com apresentação de diversos temas pelos docentes ou seus convidados e sua discussão com os alunos. Sempre que possível, serão aproveitados para discussão casos complexos ou polémicos surgidos nos meios de comunicação social.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de dezembro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)