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Ano Letivo: 2022/23

Conservação e Restauro

Conservação e Restauro Aplicada

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

15 ECTS; 1º Ano, Anual, 195,0 PL + 10,0 OT , Cód. 338041.

Docente(s)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se que o aluno no final, consiga desenvolver a sua autonomia numa especialidade da Conservação e restauro (materiais pétreos, materiais cerâmicos, pintura, escultura, documentos gráficos e mobiliário).
O aluno deve saber realizar trabalhos de diagnóstico, identificação, exame e registo, e intervenção em bens móveis e integrados atendendo às especificidades de cada área e ao trabalho, através da intervenção deste tipo de bens.
Elaborar relatórios de intervenção de conservação e restauro para a tipologia de bens de cada área, assim como apresentar a devida fundamentação e reflexão sobre os processos de intervenção adotados.

Programa
1. Definição das especialidades: Pintura, Documentos Gráficos, Materiais Pétreos, Escultura e Mobiliário.
2. Funcionamento dos laboratórios
3. Objetivo, definição e desenvolvimento de metodologia de intervenção
4. Análise, reflexão e execução de trabalhos sobre bens culturais
5. Elaboração de relatório

Metodologia de avaliação
A avaliação da UC é realizada por intermédio de 3 componentes:
1. Assiduidade e desempenho em aula (20%);
2. Trabalho escrito de análise e reflexão com apresentação oral sobre uma operação de CR ou intervenção de bem cultural, avaliado por júri, em época de frequência (20%);
3. Relatório sobre a intervenção realizada em laboratório a entregar em qualquer uma das épocas de exame (60%).

O aluno apenas será admitido a exame se obtiver nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes 1 e 2.

O aluno deve obter nota mínima de 10 valores em cada um dos trabalhos para aprovação na UC.

Bibliografia
- AAVV, . (2014). Historical Perspectives in the Conservation of Works of Art on Paper. Los Angels: Ed. Margaret Holben Ellis, The Getty Conservation Institute
- MARINCOLA, M. e KARGÈRE, L. (2020). The conservation of medieval polychrome wood sculpture: history, theory, practice, . Los Angeles: The Getty Conservation Institute
- RIVERS, S. e UMNEY, N. (2007). Conservation of Furniture. London: Routledge
- Stoner, J. e Rushfield, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge

Método de Ensino
Nas aulas práticas laboratoriais são desenvolvidos trabalhos de estudo e conservação e restauro de bens culturais.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de dezembro de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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