Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814220.
Docente(s)
            - Paula Alexandra Geraldes Portugal (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          O aluno deverá ser capaz de interpretar e utilizar dados termodinâmicos e operatórios para realizar balanços mássicos e entálpicos, e utilizar métodos analíticos, numéricos e gráficos no projeto de equipamentos de destilação simples, de destilação flash e de destilação fracionada.
Programa
          1 -  Conceitos termodinâmicos e princípio de funcionamento da operação 
   destilação
   - Curvas de equilíbrio líquido-vapor (VLE)
   - Volatilidade relativa
   - Modelos empíricos para soluções não ideais  
2- Processos de destilação
2.1 -  Destilação diferencial
   - Dinâmica da operação e qualidade versus quantidade
   - cálculos de projecto utilizando a equação de Rayleigh
2.2 - Destilação flash
   - Conceito de linha operatória e cálculos de projeto
   - Volatilidade relativa constante (método analítico)
   - Relação da fração de vaporização com a linha operatória
   - Destiladores em cascata
2.3- Destilação fracionada contínua
   - Equipamento: internals; condensadores de topo  e revaporizadores
   - Projeto para misturas bicomponente
   - Contacto líquido-vapor (Transferência de massa e andar de
     equilíbrio)
   - Modelação de um andar de equilíbrio. Simplificações
   - Método analítico de Lewis-Sorel
   - Método gráfico de McCabe e Thiele
   - Razão de refluxo e número de andares - Rmín e Nmín
   - Projeto de colunas de retificação, de colunas de esgotamento, de colunas com sangrias e de colunas com alimentações múltiplas
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua é feita através de dois testes escritos. A classificação final é a média aritmética da obtida nos testes. Com uma classificação superior a 10 valores o aluno será dispensado de exame.
A avaliação por exame é realizada através de um teste escrito dividido em duas partes correspondentes aos testes de avaliação por frequência. O aluno será aprovado se atingir uma classificação igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
          - Coulson, J.  e Richardson, R. (1988). Tecnologia Química. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- Perry, J. (2019). Chemical Engineer's Handbook. USA:  McGraw-Hill Book Company
- Seader, J.  e Henley, E. (2016). Separation Process Principles. USA:  John Wiley and Sons
- Wilson, I. (2000). Encyclopedia of Separation Science. London:  Academic Press 
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se discutem os princípios físico-químicos e os métodos de dimensionamento e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios para serem resolvidos pelos alunos sob orientação do docente.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de maio de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















