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Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Economia do Turismo

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82077.

Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
1. Compreensão dos conceitos da teoria económica aplicados ao turismo, do funcionamento da indústria turística e da
problemática turística na perspetiva económica.
2. Adquirir capacidade de análise dos indicadores da economia do turismo e das questões do turismo na economia nacional.
3. Desenvolver uma visão económica do turismo nas ópticas da procura e da oferta e do funcionamento do mercado turístico.

Programa
1. Introdução
1.1. O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2. O problema da escassez e os bens económicos
1.3. A interdisciplinaridade da economia
1.4. Notas sobre técnicas de análise económica
2. Procura, oferta e as elasticidades
2.1. Análise gráfica da procura e da oferta
2.2. Teoria elementar da procura
2.3. Teoria elementar da oferta
2.4. Teoria elementar dos preços
2.5. A elasticidade: conceito, a representação gráfica e a análise numérica
2.6. A elasticidade da procura
2.7. A elasticidade da oferta
2.8. A elasticidade cruzada
2.9. A elasticidade e a receita total
3. A produção e os custos
3.1. Factores e função de produção
3.2. A estrutura e a função de custos
4. Estruturas de mercado
4.1. Concorrência perfeita
4.2. Monopólio
5. Economia do Turismo: Alguns conceitos introdutórios
5.1. Conceitos e ópticas
5.2. Indústria turística, sector de actividade económica e actividade complementares
5.3. Âmbito da economia do turismo
5.4. A natureza territorial do turismo
5.5. O turismo como singularidade territorial: implicações para a economia do turismo
6. Motivações turísticas e procura
6.1. Motivações turísticas
6.2. Formação da Procura
7. Motivações turísticas e oferta
7.1. Motivações turísticas
7.2. Formação da Oferta
7.3. Produtos e destinos turísticos
7.4. Função da produção turística
7.5. Mercado turístico
8. Impactes do turismo
8.1. Impactes económicos
8.2. Impactes sociais e culturais
8.3. Impactes ambientais

Metodologia de avaliação
Aulas teóricas, práticas e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade, com particular incidência no turismo e nas
suas múltiplas interdependências.
A avaliação tomará a forma de um “portfólio de avaliação condicionada”.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de
investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final, fazendo uma proposta de investigação e discutindo a sua aprovação.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado
científica e pedagogicamente razoável.
A avaliação terá as seguintes componentes:
- A classificação obtida na frequência: (50-100% da cotação global);
A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente: (0%-50%) da cotação global).

Bibliografia
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. Lisboa: Lidel
- Frank, R. e Bernanke, B. (2003). Princípios de Economia. Lisboa: McGraw-Hill
- Matias, A. (2007). Economia do Turismo. Lisboa: Instituto Piaget
- Recursos Perfeitos, Turismo e Singularidades Territoriais: Contributos para o Desenvolvimento de uma Linha de Turismo Científico na Golegã.(2019, 0 de ---). Revista Portuguesa de Estudos Regionais, pp. 27-47.

Método de Ensino
Aulas teóricas, práticas e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade, com particular incidência no turismo e nas
suas múltiplas interdependências.
A avaliação tomará a forma de um “portfólio de avaliação condicionada”.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº197 de 15/03/2023

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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