Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82075.
Docente(s)
- Carla Maria Freitas dos Santos Joaquim (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
na
Objetivos
O aluno no final da unidade curricular deve conhecer os conceitos básicos de gestão; compreender a interligação entre as diversa áreas/funções.
Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa ? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objectivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objectivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Selecção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objectivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: Realização de 3 trabalhos para avaliação, com ponderação de 50% na avaliação final e uma prova escrita final (com nota mínima de 9 valores) com a ponderação de 50%.
Avaliação Não Contínua: Prova escrita
Bibliografia
- Baranano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame
- Chapman, S. e Arnold, J. (2000). Introduction to Materials Management. usa: Prentice Hall
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas Sucessos e Insucessos. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada a metodologia de pesquisa para a elaboração de trabalhos, e ainda a simulação pedagógica com casos práticos
Software utilizado nas aulas
na
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)