Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820735.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes deverão:
1) entender a dinâmica associada às indústrias culturais e criativas;
2) elaborar pacotes turísticos que contribuam para a notoriedade do território.
Programa
1.Introdução ao conceito de indústria(s)
1.1.Indústrias culturais
1.2.Indústrias criativas
1.3.Reflexão crítica: indústrias culturais e criativas são passíveis de diferenciação?
2.Indústrias criativas
2.1.Visão internacional. Cultura, criatividade e turismo. Exemplos
2.2.Relevância nas escalas nacional, regional e local
3.Componentes cultural e criativa no desenvolvimento do turismo: casos de estudo e demonstração.
4.Territórios inteligentes e as indústrias criativas: casos de estudo (nacional e internacional)
5.Atividades turísticas e a visão criativa na programação cultural integrada
5.1.Turismo e cinema
5.2.Viagens motivadas pela indústria cultural e criativa
6.Tendências de mercado das indústrias culturais e criativas
6.1.Reflexão crítica (ensaios, casos de estudo atuais)
Metodologia de avaliação
Método expositivo e experimental, com pesquisa, revisão bibliográfica e saídas de campo.
Avaliação contínua. Prova escrita (50%) e Projeto simulado (50%), que envolverá:
Exercício #1 (10%) - Pesquisa de informação e escolha de caso de estudo
Exercício #2 (10%) - Contextualização do caso de estudo
Exercício #3 (10%) - Enquadramento simulado do caso de estudo na região Médio Tejo
Exercício #4 (10%) - Avaliação de impacto no setor das ICC regionais
Exercício #5 (10%) - Apresentação do projeto (pitching)
Nota mínima de 10 valores para aprovação na unidade curricular, sendo que a componente prática (Projeto Simulado), é de realização obrigatória em todas as épocas de avaliação (frequência, exame, exame de recurso,
).
Bibliografia
- AA., V. (2022). Avaliação do impacto da covid-19 nas indústrias culturais e criativas. UNESCO: UNESCO Publishing,
- Florida, R. (2002). The rise of the creative class: and how it's transforming work, leisure, community and everyday life. New York: Basic Books
- Innerhofer, E. e Pechlaner, H. e Borin, E. (2017). Entrepreneurship in Culture and Creative Industries: Perspectives from Companies and Regions. Oxford: Springer
- Lelo, K. (2019). From the Subsidized Muse to Creative Industries: Convergences and Compromises. Roma: Roma TrE-Press
Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição; aulas práticas de projeto de simulação e visitas técnicas.
Software utilizado nas aulas
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Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)