Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820734.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica.
Objetivos
Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Identificar e caraterizar circuitos, itinerários e roteiros.
- Selecionar e recolher informação relevante para integrar na elaboração dos roteiros.
- Aplicar ferramentas essenciais para a planificação, desenvolvimento e concretização de roteiros turísticos.
- Demonstrar conhecimentos para a compreensão de problemáticas relacionadas com roteiros turísticos existentes a nível nacional e a nível internacional.
- Conhecer e utilizar de forma adequada diferentes meios de comunicação e estratégias de divulgação.
- Recolher e interpretar dados em contexto de trabalho de campo, assim como aplicar estratégias de orientação geográfica no terreno.
Programa
1. Roteiros, Itinerários e Circuitos turísticos.
1.1. Definições e exemplos.
2. Território turístico: o espaço turístico e a paisagem turística.
2.1. Paisagens culturais e naturais e os produtos turísticos
2.2. Roteiros Turísticos do Património Mundial
3. Organização de roteiros: metodologias e elaboração
3.1. Roteiros temáticos
3.2. Processos de organização de atividades
3.3. Tipologia de roteiros e metodologias de aplicação prática
4.Produtos e estratégias de divulgação
4.1. Identificação, seleção e organização da informação
4.2 Comunicação turística
5. Estratégias de orientação no terreno (espaços urbano e rural)
5.1. Utilização de ferramentas de orientação e sistemas de localização geográfica (ex. bússola digital, Google Maps)
6. Aplicação prática.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua. Componente Teórica: prova escrita (50%) e Componente Prática: trabalho prático (50%).
Os estudantes, obrigatoriamente tem de obter:
1) classificação igual ou superior a 8 valores na prova escrita;
2) classificação igual ou superior a 7 valores no trabalho prático;
3) o trabalho prático é obrigatório para concretização dos 50% (parte prática), em todas as épocas de avaliação (frequência, exame, exame de recurso).
4) a apresentação oral do trabalho prático inclui a percentagem de 50%, caso não se verifique, a avaliação final do trabalho prático será 40%.
No exame final, a nota mínima é de 10 valores, sendo que a média da unidade curricular incluirá, em todos os momentos de avaliação, a classificação final da componente prática.
Bibliografia
- Chimenti, S. e Tavares, A. (2020). Roteiro turístico: É assim que se faz. . (pp. 1-240). São Paulo: Editora Senac
- Diaz, B. (2015). Desarrollo y aplicacion de un modelo para el diseno de rutas turisticas personalizadas. (Vol. 1). Madrid: Editorial Sintesis
- Leitão, J. e Ratten, V. e Braga, V. (2022). Tourism Entrepreneurship in Portugal and Spain: Competitive Landscapes and Innovative Business Models. London: Springer Nature
- Lew, A. (2021). Tourism Spaces: Environments, Locations, and Movements. Oxford: Routledge
Método de Ensino
As aulas teóricas servirão para lecionar conteúdos concetuais que permitam, nas aulas teórico-práticas, facilitar a realização da aplicação prática, através da elaboração e realização de Roteiros Turísticos.
Software utilizado nas aulas
Moodle
Zoom
Microsoft Teams
Microsoft Forms
Microsoft Sway
Publisher
Google Maps
Google Play
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)