IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Turismo e Gestão do Património Cultural

Alemão II

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820723.

Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos em alemão I.

Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua alemã. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do
turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações
práticas e profissionais.

Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza,
turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos participam em 70% das aulas)
- Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho, dramatizações: 40%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 9,5 valores)

Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores sem arrendondamento)
- Prova oral: 25%

Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 9,5 valores)
- Prova oral: 50%

Bibliografia
- Levy-Hillrich, D. (2017). Kommunication im Tourismus. (Vol. I). Munchen: Goethe-Institut
- Muller, M. e Rusch, P. e Scherling, T. e Wertenschlag, L. (2018). Optimal A1/A2. (Vol. I e II). Berlin: Langenscheidts

Método de Ensino
Aulas teórico práticas nas quais se desenvolverão as competências de compreensão dos discursos
e expressões escrito e oral, através da realização de simulações e análise de documentos de multimedia e outros.

Software utilizado nas aulas

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado