Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820722.
Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Nível de língua A2/B1
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua francesa. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações práticas e profissionais.
ODS:
5 - Igualdade de Género
10 - Reduzir as desigualdades
Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza, turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar em 70% das aulas)
- Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 15%
- Prova oral: 25%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 10 valores)
Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores)
- Prova oral: 25%
Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 10 valores)
- Prova oral: 50%
Bibliografia
- A, A. (2016). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER
- Calmy, A. (2004). Le Français du Tourisme. (Vol. 1). Paris: Hachette
- Corbeau, S. (2014). Tourisme.com. (Vol. 1). Paris: Clé International
- Pereira, M. (2015). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
Método de Ensino
Desenvolvimento das competências de compreensão e expressão escritas através de exercícios;
Desenvolvimento das competências de compreensão do discurso e expressão oral, através da realização de simulações.
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)