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Ano Letivo: 2021/22

Gestão Turística e Cultural

Estágio

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

11 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 105,0 TP , Cód. 964172.

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os estudantes nesta unidade curricular de formação em contexto de trabalho, devem atingir os seguintes objetivos:
- Adquirir e desenvolver competências para o desempenho profissional na área do ciclo de estudos;
- Dominar ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma postura profissional ética e responsável;
- Saber relacionar o contexto do ambiente de trabalho (prática) com os conteúdos ministrados no curso.
ODS: nº 4 (Educação de Qualidade), de acordo com Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, setembro de 2015).

Programa
1.A importância do Estágio na formação em turismo
1.1.Instituições de Acolhimento
2.Tipo(s) de Estágio
2.1. Estagio académico e estágio profissional: programas e candidaturas
3.Atitudes e comportamentos (ético e ética profissional) no local de estágio
3.1. Indumentária
3.2.Cumprimento de horários
3.3.Formas de atendimento e comunicação
4.Desenvolvimento dos diferentes instrumentos de apresentação no mercado de trabalho (CV, Carta de Apresentação e de Motivação)
5. O Relatório de Estágio (estrutura)
5.1. Metodologias e layouts institucionais
6.Produção do Relatório: organização e redação.
6.1 Metodologias e formatação
7.Aplicação prática: contexto real de trabalho
7.1. Caraterísticas das Instituições de Acolhimento
8. Apresentação do Relatório

Metodologia de avaliação
De natureza contínua, centrada na aprendizagem focada no estudante: a) em sala de aula; b) em ambiente laboratorial e, c) com orientação tutorial. A avaliação da unidade curricular Estágio envolverá: 1) Relatórios decorrentes das aulas (em sala de aula e em ambiente laboratorial) – 30%; b) Relatório final de Estágio (em ambiente tutorial/instituição acolhedora da formação em contexto de trabalho) – 70%.

Bibliografia
- Azevedo, M. (2004). Teses, Relatórios, e Trabalhos Escolares.. Lisboa.: Universidade católica Editora.
- Carvalho, M. e Santos, S. (2017). Normas e técnicas para elaboração e apresentação de trabalhos académicos. . Lisboa.: Editora Vozes Limitada.
- Ceia, C. (2005). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. . Lisboa.: Editorial Presença.
- Madeira, A. e Abreu, M. (2004). Comunicar em Ciência – como redigir e apresentar trabalhos científicos.. Lisboa.: Escolar Editora.

Método de Ensino
Metodologia de ensino: a) sala de aula; b) orientação tutorial; c) integração dos estudantes e acompanhamento do estágio em Instituição de Acolhimento.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº222 de 19/06/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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