Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964168.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral e dominar um discurso específico na área do turismo.
Os alunos deverão dominar o vocabulário relativo às várias temáticas estudadas. Os alunos deverão, igualmente, dominar a ortografia e a pronúncia em língua alemã.
Pretende-se também contribuir trabalhar os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:
1. Erradicar a pobreza
3. Boa saúde e bem estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de género
Programa
1 - O Turismo
- Turismo de lazer
- Turismo profissional e de negócios
- Turismo cultural
- Turismo desportivo e de aventura
2- Destinos Turísticos
- Países
- Cidades
- Atrações turísticas
3 - Agências de viagens
- Marcação de férias
- Transportes
- Atendimento telefónico e correspondência
- Pacotes turísticos
4 - Alojamento e Catering
- Tipos de alojamento
- Atendimento (do check in ao check out)
- Restaurantes e bares
5 - Feiras de Turismo
- Feiras de férias
- Brochuras e catálogos
Os conteúdos gramaticais serão lecionados em conformidade com os conteúdos temáticos, adequados às necessidades de comunicação em cada área de estudo específica.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Trabalhos práticos, Tarefas em sala de aula, Dramatizações: 40%
Teste final: 60% (mínimo de admissão - 10 valores)
Avaliação Final:
Exame 100% (no caso do aluno não ter avaliação oral, haverá um exame oral com um peso de 50% da nota final)
Bibliografia
- Dinsel, S. e Geiger, S. (2009). Grosses Übungsbuch - Grammatik. Ismaning: Hueber Verlag
- Grandi, N. e Lemcke, C. e Cohen, U. (2012). Herzlich Willkommen - Deutsch in Restaurant und Tourismus, Lehr- und Arbeitsbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Lemcke, C. (2012). Zimmer frei - Deutsch im Hotel. Lehr- und Arbeistbuch mit 3-Audio-CDs. Berlin: Langenscheidt
- Lévy-Hillerich, D. (2005). Kommunication im Tourismus - Kursbuch. Munchen: Goethe Institut; Fraus; Cornlesen
Método de Ensino
Através duma metodologia comunicativa centrada no aluno aplicada à área do turismo, e recorrendo a situações autênticas, os alunos devem desenvolver competências comunicativas próximas do mundo profissional.
Software utilizado nas aulas
N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)