Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964162.
Docente(s)
            - Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Os estudantes nesta unidade curricular devem atingir os seguintes objetivos:
- Desenvolver uma atitude empreendedora através da compreensão dos objetivos e comportamentos empresariais, centrados no setor turístico;
- Compreender e estruturar todo o processo de levantamento, análise de oportunidades de negócio;
- Definir critérios para avaliação do potencial de um novo negócio e dos recursos necessários para o desenvolver e implementar;
- Desenvolver instrumentos de análise financeira necessários para analisar e calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rendibilidade futura de um novo negócio; 
- Identificar fontes de financiamento para novos negócios;
- Compreender o papel dos elementos da equipa de projeto no planeamento e lançamento de um novo negócio, e do tipo de parceiros que um candidato a empresário deve procurar para desenvolver a sua ideia de negócio.
ODS: nº4 (Educação de Qualidade) e nº 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas), de acordo com Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, setembro de 2015).
Programa
          1. Conceitos de empreendedorismo e inovação  
1.1. A visão histórica de empreendedorismo  
1.2. A importância do empreendedorismo e da inovação no desenvolvimento no setor turístico 
2. Processo Empreendedor na atividade turística 
2.1. Caraterização do espírito empreendedor em Portugal 
2.2. Perfil do empreendedor do setor do turismo 
2.3. Atitudes e competências empreendedoras  
2.4. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio no turismo  
3. Metodologias para a escolha do projeto  
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia  
3.2. Condicionantes externas  
3.3. Pesquisa de mercados  
4. Elaboração de um plano de negócios  
4.1. A importância do plano de negócios  
4.2. A formalização do plano de negócios  
5. Financiamento do projeto  
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento  
5.3. Instituições financeiras  
6. Prática de aplicabilidade de empreendedorismo em turismo 
6.1. Processos e práticas de diferentes empresas: estudos de caso 
Metodologia de avaliação
          A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (50%); 
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (50%).
Bibliografia
          - Ferreira, M.  e Santos, J. (2008). Ser Empreendedor  Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. Lisboa:  Sílabo
- Maçães, M. (2018). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. (Vol. 1). Lisboa:  Leya
- Page, S.  e Ateljevic, J. (2011). Turismo e Empreendedorismo.. (Vol. 1). Brasil:  Elsevier Brasil
- Sarkar, S.  e , . (2014). Empreendedorismo e Inovação.. Lisboa.:  Escolar Editora.
Método de Ensino
          A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. 
Os projetos dos estudantes são também discutidos.
Software utilizado nas aulas
          Moodle
Zoom
Microsoft Teams
Microsoft Forms
Microsoft Sway
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















