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Ano Letivo: 2022/23

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Gestão e Otimização de Processos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964044.

Docente(s)
- Cristina Maria Mendes Andrade (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos deverão:
1. ter noções fundamentais sobre processos e gestão de processos
2. ter noções básicas sobre planeamento e gestão de projectos com redes
3. ter noções básicas sobre processos de optimização
4. ser capazes de trabalhar com o Microsoft Project
Consideram-se ainda fundamentais nesta UC os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),ODS4, ODS5 e ODS8 num cenário de erradicação da pobreza, da proteção do ambiente e da promoção da prosperidade e do bem-estar de todos até 2030.

Programa
1. Introdução aos processos e gestão de processos
1.1. Introdução
1.2. O que são os Processos?
1.3. Os Workflows e as redes. Diagramas de Ishikawa.
1.4. Palavras chave na gestão de processos
1.5. A importância dos Processos nos negócios
2. Conceitos de gestão e estrutura de gestão de processos
2.1. Introdução. Mapeamento de processos (SIPOC), PDCA e Matriz 5W2H.
2.2. Gestão de Processos.
2.3. Gestão de Processos vs Gestão de Processos
2.4. Gestão de processos vs Gestão por Processos
2.5. Arquitectura de Processos
2.6. Gestão de desempenho
2.6.1. Factores de competetividade
2.6.2. Indicadores de eficácia e de eficiência
2.6.3. Indicadores de desempenho de processos
3. Gestão de processos e cadeia de valor
3.1. Gerir versus liderar
3.2. Objectivos da gestão e da liderança
3.3. O conceito de transformação
3.4. O conceito de actividade
3.5. Agregação de valor aos Processos: Cadeia de Valor
3.6. Classificação de Processos
3.7. Tipos de Processos
3.8. Análise do Processo. Análise SWOT.
4. Processos de optimização
4.1. Origem e natureza da Investigação Operacional
4.2. Importância da Investigação Operacional
4.3. Metodologia da Investigação Operacional
4.4. Planeamento de Projectos com Redes
4.5. O método CPM e o método PERT
4.6. Duração do projecto versus custo do projecto (Crashing)
4.7. Introdução ao Microsoft Project
4.8. Casos de estudo

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Teste escrito sem consulta e obrigatório sobre toda a matéria leccionada no semestre (60%, mínimo 6), teste prático obrigatório em ambiente MSProject (30%) e entrega e apresentação de projecto de grupo obrigatório (10%).
Épocas de Exame: Teste escrito (60%, mínimo 6), teste prático em ambiente MSProject(30%)* e projecto prático de grupo (10%)* (todos obrigatórios). Em todas as épocas os trabalhos serão obrigatoriamente realizados em grupo.
* ver observações

Bibliografia
- Da Silva, L. (2015). Gestão e Melhoria de Processos. Conceitos, Técnicas e Ferramentas. (pp. 1-152). Rio de Janeiro, Brasil: Brasport Livros e Multimídia Lda, ISBN: 9788574527499.
- Prado, D. (2015). PERT/CPM (Gerenciamento de Projetos). (Vol. 4). (pp. 1-1). Brasil: Falconi, eBook Kindle, ISBN: 978-85-98254-73-9.
- Quezado, C. e Palvarini, B. (2013). Gestão de Processos voltada para resultados. (pp. 1-130). Brasil: eBook Kindle
- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013. (pp. 1-416). Brasil: Edições FCA, ISBN 978-972-722-783-9.

Método de Ensino
Nas aulas de teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstracto e de seguida abordam-se as respectivas consequências e aplicações. Nas práticas incentiva-se a resolução e análise autónoma de problemas, alguns com o Microsoft Project.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Project, software disponível online para desenho de workflows, diagramas de ishikawa e análise swot.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº186 de 12/10/2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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